Conheça os serviços de prevenção e tratamento do HIV disponibilizados nas cidades da região
Desde os primeiros casos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), na década de 1980, a vida de quem é portador do vírus da imunodeficiência humana (HIV) não é nada fácil. Á época, além de enfrentar a síndrome e o medo da morte, porque até então não havia tratamento, era preciso vencer o preconceito. Mesmo depois de 40 anos da descoberta da Aids, os soropositivos ainda convivem com a estigmatizarão, infelizmente. A diferença é que agora a medicina avançou, e o trabalho do Sistema Único de Saúde proporciona serviços de prevenção e tratamento. O Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1987.
O vírus HIV destrói as células do sistema imunológico, enfraquecendo o organismo contra infecções e enfermidades. Na Região dos Lagos, o município de São Pedro da Aldeia oferta, por meio da Secretaria de Saúde, serviços de prevenção e combate no DIP (Doenças Infecciosas e Parasitárias), localizado à Rua do Porto, 36 – Centro. No local são feitos testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, atendendo em livre demanda, de 8 às 16h, de segunda à quinta-feira. O setor também oferece consulta médica com os profissionais especializados, principalmente na área de tuberculose, hanseníase, hepatites virais, ISTS e doenças parasitárias.
O DIP conta com profissionais qualificados, proporcionando maior segurança e sigilo de todos os usuários do SUS, oferecendo a maior excelência no tratamento. Existe ainda a distribuição de preservativos masculinos e femininos em todas as unidades ESF e UBS, e no Pronto Socorro do Municipal.
Cabo Frio acolhe os pacientes com HIV no Hospital Dia, em São Cristóvão. Segundo a Secretaria de Saúde, por mês, são assistidos cerca de 1.200 pacientes que recebem a medicação e o tratamento para o controle da doença. Neste ano, foi identificado um aumento de 15% no número de pacientes que estão em tratamento pela rede de saúde municipal. Para controle, diagnóstico precoce e prevenção, a Prefeitura disponibiliza testes rápidos para detecção da doença nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), Hospital da Mulher, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Assistência Psicossocial (CAPS).
Os testes também são realizados no Hospital Dia, localizado na Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, São Cristóvão (atrás do Hospital Municipal São José Operário), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade, que é referência no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV/Aids e hepatites virais, oferece a testagem gratuitamente para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C. Quem quiser fazer o teste basta ir até uma dessas unidades de saúde. O exame é gratuito e o resultado sai em 30 minutos.
O município de Macaé oferece serviços por meio do Programa DST/Aids, do do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), responsável pela prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis IST’s/HIV/Aids e diagnóstico para HIV, Sífilis e Hepatites Virais. É utilizada a metodologia de teste rápido com e o resultado em 30 minutos. Outro atendimento oferecido pelo programa é o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), responsável pelo tratamento de HIV/Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis. O SAE conta com consultas com enfermeiros, médicos (clínica geral, dermatologia, ginecologia e infectologia), psicólogos e atendimento com assistentes sociais.
O serviço também dispõe de um laboratório (posto de coleta) e de uma unidade de dispensação de medicamentos (farmácia), voltadas para os pacientes. Quem quiser mais informações sobre o trabalho oferecido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Programa DST/Aids, poderá entrar em contato pelo telefone (22) 2796-1234 de 8h às 17h, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, localizado à Rua Tenente Coronel Amado, 225.
Em Búzios, a Secretaria de Saúde instituiu o mês Dezembro Vermelho. Todas as Unidade Básica de Saúde/ Clínica da Família estão ofertando atividades de prevenção ao HIV/ AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Estão sendo realizados testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis, distribuição de preservativos masculinos e folders educativos, além de palestras nas salas de espera das unidades de saúde. Fora campanha, o serviço de assistência especializada no município é feito na Policlínica, localizada na Estrada Campo Esquerdo de Geribá, em Manguinhos. O telefone de contato é o (22) 2623-8038/2623-8038.
Sem preconceito!
O preconceito surge da falta da desinformação. O HIV/aids não escolhe pessoas, pode afetar homem ou mulher de todas as idades, orientações sexuais e classes sociais. O carinho, afeto e beijo na boca também não transmitem e quem vive o vírus pode ser tão produtivo quanto qualquer outra pessoa. Outro ponto importante é que o apoio da família e dos amigos é essencial. Também vale lembrar que todos devem usar camisinha, tendo HIV ou não, e que falar abertamente sobre a doença é fundamental para combater o preconceito.
Dados
Segundo a Organização Mundial de Saúde, até o final de 2020, cerca de 37,6 milhões de pessoas viviam com HIV no mundo. O Dia Mundial da Luta Contra AIDS foi criado para desenvolver o combate à doença e o entrelaçamento de comunicação, promovendo troca de informações e experiências, além de criar e estimular a tolerância social.
No Brasil, desde o ano de 2012, observa-se uma diminuição na taxa de detecção da doença. Passou de 21,9/100 mil habitantes (2012) para 17,8/100 mil habitantes em 2019, configurando um decréscimo de 18,7%. O país é um dos poucos do mundo que disponibiliza o antirretroviral gratuitamente desde 1996. E desde 2013, o SUS garante o tratamento para todas as pessoas com HIV, independentemente da carga viral e da contagem de linfócitos T CD4.
Com contribuições das prefeituras de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Macaé e Búzios.