Pular para o conteúdo
Search

Dia Mundial de Combate à Aids: políticas públicas em vez de preconceito

O preconceito surge da falta da desinformação. Foto: Agência Brasil

Conheça os serviços de prevenção e tratamento do HIV disponibilizados nas cidades da região

Desde os primeiros casos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), na década de 1980, a vida de quem é portador do vírus da imunodeficiência humana (HIV) não é nada fácil. Á época, além de enfrentar a síndrome e o medo da morte, porque até então não havia tratamento, era preciso vencer o preconceito. Mesmo depois de 40 anos da descoberta da Aids, os soropositivos ainda convivem com a estigmatizarão, infelizmente. A diferença é que agora a medicina avançou, e o trabalho do Sistema Único de Saúde proporciona serviços de prevenção e tratamento. O Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1987. 

O vírus HIV destrói as células do sistema imunológico, enfraquecendo o organismo contra infecções e enfermidades. Na Região dos Lagos, o município de São Pedro da Aldeia oferta, por meio da Secretaria de Saúde, serviços de prevenção e combate no DIP (Doenças Infecciosas e Parasitárias), localizado à Rua do Porto, 36 – Centro. No local são feitos testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, atendendo em livre demanda, de 8 às 16h, de segunda à quinta-feira. O setor também oferece consulta médica com os profissionais especializados, principalmente na área de tuberculose, hanseníase, hepatites virais, ISTS e doenças parasitárias.  

O DIP conta com profissionais qualificados, proporcionando maior segurança e sigilo de todos os usuários do SUS, oferecendo a maior excelência no tratamento. Existe ainda a distribuição de preservativos masculinos e femininos em todas as unidades ESF e UBS, e no Pronto Socorro do Municipal.  

Cabo Frio acolhe os pacientes com HIV no Hospital Dia, em São Cristóvão. Segundo a Secretaria de Saúde, por mês, são assistidos cerca de 1.200 pacientes que recebem a medicação e o tratamento para o controle da doença. Neste ano, foi identificado um aumento de 15% no número de pacientes que estão em tratamento pela rede de saúde municipal. Para controle, diagnóstico precoce e prevenção, a Prefeitura disponibiliza testes rápidos para detecção da doença nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), Hospital da Mulher, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Assistência Psicossocial (CAPS).

Os testes também são realizados no Hospital Dia, localizado na Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, São Cristóvão (atrás do Hospital Municipal São José Operário), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade, que é referência no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV/Aids e hepatites virais, oferece a testagem gratuitamente para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C. Quem quiser fazer o teste basta ir até uma dessas unidades de saúde. O exame é gratuito e o resultado sai em 30 minutos.

O município de Macaé oferece serviços por meio do Programa DST/Aids, do do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), responsável pela prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis IST’s/HIV/Aids e diagnóstico para HIV, Sífilis e Hepatites Virais. É utilizada a metodologia de teste rápido com e o resultado em 30 minutos. Outro atendimento oferecido pelo programa é o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), responsável pelo tratamento de HIV/Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis. O SAE conta com consultas com enfermeiros, médicos (clínica geral, dermatologia, ginecologia e infectologia), psicólogos e atendimento com assistentes sociais.

O serviço também dispõe de um laboratório (posto de coleta) e de uma unidade de dispensação de medicamentos (farmácia), voltadas para os pacientes. Quem quiser mais informações sobre o trabalho oferecido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Programa DST/Aids, poderá entrar em contato pelo telefone (22) 2796-1234 de 8h às 17h, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, localizado à Rua Tenente Coronel Amado, 225. 

Em Búzios, a Secretaria de Saúde instituiu o mês Dezembro Vermelho. Todas as Unidade Básica de  Saúde/ Clínica da Família estão ofertando atividades de prevenção ao HIV/ AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Estão sendo realizados testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis, distribuição de preservativos masculinos e folders educativos, além de palestras nas salas de espera das unidades de saúde. Fora campanha, o serviço de assistência especializada no município é feito na Policlínica, localizada na Estrada Campo Esquerdo de Geribá, em Manguinhos. O telefone de contato é o (22) 2623-8038/2623-8038.

Sem preconceito!

O preconceito surge da falta da desinformação. O HIV/aids não escolhe pessoas, pode afetar homem ou mulher de todas as idades, orientações sexuais e classes sociais. O carinho, afeto e beijo na boca também não transmitem e quem vive o vírus pode ser tão produtivo quanto qualquer outra pessoa. Outro ponto importante é que o apoio da família e dos amigos é essencial. Também vale lembrar que todos devem usar camisinha, tendo HIV ou não, e que falar abertamente sobre a doença é fundamental para combater o preconceito.

Dados

Segundo a Organização Mundial de Saúde, até o final de 2020, cerca de 37,6 milhões de pessoas viviam com HIV no mundo. O Dia Mundial da Luta Contra AIDS foi criado para desenvolver o combate à doença e o entrelaçamento de comunicação, promovendo troca de informações e experiências, além de criar e estimular a tolerância social.

No Brasil, desde o ano de 2012, observa-se uma diminuição na taxa de detecção da doença. Passou de 21,9/100 mil habitantes (2012) para 17,8/100 mil habitantes em 2019, configurando um decréscimo de 18,7%. O país é um dos poucos do mundo que disponibiliza o antirretroviral gratuitamente desde 1996. E desde 2013, o SUS garante o tratamento para todas as pessoas com HIV, independentemente da carga viral e da contagem de linfócitos T CD4.  

Com contribuições das prefeituras de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Macaé e Búzios.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.