Dados do levantamento global conduzido pela NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC) em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que acaba de ser publicado na revista científica The Lancet, mostram que a população global está sofrendo cada vez mais com a obesidade.
Para se ter ideia, ao longo dos últimos 30 anos, as taxas de obesidade entre crianças e adolescentes em todo o mundo aumentaram quatro vezes, e os números de adultos mais do que dobraram, aumentando a taxa de obesidade populacional de 11,9% em 1990 para 32,6% em 2022.
Búzios
A prefeitura de Búzios ofereceu, em 2019, dois programas de incentivo à perda de peso e prática de exercício físico, o programa Medida Certa e o Grupo de Atenção e Tratamento a Obesidade (GATO) que foram criados em alusão ao Dia Mundial da Obesidade. Os programas estão suspensos no momento.
A Prefeitura de Búzios, enviou uma nota esclarecendo que reconhecem a importância dessas iniciativas para promoção de saúde e bem-estar da população, e estão empenhados em retomar essas atividades, entretanto estão enfrentando desafios relacionados a distribuição de recursos necessários para garantir a realização.
Cabo Frio
Já Cabo Frio, ofereceu atividades no dia da alimentação e prevenção à obesidade. Equipes do centro de Alimentação e Nutrição, da Secretaria de Saúde, formadas por nutricionistas, realizaram uma roda de conversa com a participação de representantes do curso de nutrição da UFRJ Macaé sobre bebidas açucaradas. A ação teve apoio da ONG Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.
A Prefeitura informou que a saúde pública cabo-friense conta com o Centro Municipal de Alimentação e Nutrição (Ceman), e que neste local, os pacientes têm atendimento ambulatorial de nutrição clínica e atendimento especializado em obesidade e transtornos alimentares. A equipe é composta por nutricionistas, enfermeiras, psicólogas e psiquiatra.
Atualmente, o setor de Alimentação e Nutrição também presta atendimento nutricional ambulatorial em outras unidades do município, levando facilidade de acesso a esta especialidade. A equipe atua também no Centro de Atenção de Diabético, Hipertenso e Idoso (CADHI), nas Unidades de Saúde dos bairros, nos Postos de Atendimento Médico (PAM), no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Centro de Reabilitação e no Ambulatório LGBTQIA+.
Para o mês de março, começará o ciclo de estágios supervisionados em parceria com as Universidades. Além disso, por conta do Dia Nacional da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março, haverá atividades de Educação Alimentar e nutricional ao longo do mês voltadas para prevenção da Obesidade. A programação será divulgada em breve.
Arraial do Cabo
A prefeitura de Arraial, também oferecia programas de conscientização do dia da obesidade, o último registro dessas atividades foi em 2021 com a palestra realizada na ESF da Prainha, que teve como tema a obesidade infantil. Entramos em contato com a Prefeitura e não tivemos respostas sobre o retorno dessas atividades até o momento.
São Pedro
A prefeitura de São Pedro, também oferece atividades para incentivo a prevenção a obesidade infantil, o último registro dessas atividades foi em 2023 com o programa Saúde na escola, e o mutirão de combate a obesidade que ocorreu em 2021. Segundo a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, a mobilização do Programa Saúde na Escola (PSE) quanto à prevenção da obesidade infantil é contínua e são realizadas atividades de conscientização em todas as escolas municipais aldeenses. O principal objetivo é compartilhar conhecimentos quanto aos cuidados necessários para combater a doença, que afeta milhares de crianças em todo o mundo, entre outras atividades realizadas durante todo o ano nas unidades de saúde do município (ESFs e UBS), envolvendo palestras, informativos e acompanhamento nutricional.
Iguaba Grande
A Prefeitura de Iguaba Grande, por meio da secretaria de saúde, começou em fevereiro de 2024, um programa que visa a promoção e recuperação da saúde da população local. As Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) é uma nova abordagem terapêutica que tem o objetivo de prevenir agravos na saúde, além de enfatizar a escuta acolhedora e a conexão entre o ser humano, o meio ambiente e a sociedade. Os usuários podem usufruir de serviços oferecidas pela Unidade Básica de Saude (UBS), como médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, equipe multidisciplinar (eMulti), e assim serem encaminhados para as PICS e atividades físicas junto ao Programa da Academia da Saúde.
As PICS estão sendo realizadas na Academia da Saúde, que conta com uma equipe multidisciplinar que visa contribuir para que os pacientes aprendam e conheçam suas limitações e possam lidar com elas, a partir de hábitos e atitudes saudáveis que a equipe promove. As técnicas utilizadas neste projeto são: atividades físicas e funcionais, alongamento, ioga, massoterapeuta, holística (massagem relaxante, bambuterapia, entre outras), auriculoterapia, aromaterapia, fitoterapia, homeopatia e plantas medicinais.
Macaé
Macaé também realiza atividades de conscientização, o último registro havia sido em 2022 com as reuniões periódicas para atendimento aos assistidos pela Linha de Cuidado Sobrepeso e Obesidade, realizados no auditório da Casa da Criança e a palestra do dia mundial da obesidade que também ocorreu no auditório da Casa da Criança em 2021. Essa semana a rede pública municipal irá realizar uma ação na sexta-feira (8), á partir das 9h, a equipe multidisciplinar irá realizar pesagens e orientação sobre os cuidados com a saúde.
A Gerência de Alimentação e Nutrição da rede pública municipal de Saúde de Macaé está localizada à Rua Silva Jardim, 164, no Centro da cidade. A unidade concentra todo o serviço que envolve a obesidade, o que facilita o atendimento para a população. Além de consultas e palestras, as equipes realizam oficinas culinárias e outros trabalhos em grupo e individual.
“Durante todo o ano realizamos ações em grupos e nas consultas orientando as pessoas”, disse a gerente, Verônica Martins Guimarães, segundo ela, o ambulatório de Obesidade atende homens e mulheres maiores de 18 anos que estejam com obesidade grau III, conforme o Índice de Massa Corporal (IMC) e com comorbidades sem sucesso em tratamento anterior. Para ser atendido é necessário que o paciente tenha encaminhamento de nutricionista que o acompanhou na rede de Atenção Básica. A Gerência também atende crianças a partir dos seis meses de vida e pacientes infanto-juvenis.
Rio das Ostras
A prefeitura de Rio das Ostras também realizava programas de conscientização da população, o último registro destas atividades foi em 2019 com as reuniões periódicas para atendimento ao Grupo de apoio ao emagrecimento- Gae, e com as aulas de hidroginásticas que eram oferecidas na piscina do parque da cidade. Entramos em contato com a Prefeitura de Rio das Ostras que afirmou que por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que o município ainda conta com os encontros do GAE, o grupo de apoio a pessoas com diagnóstico de obesidade, o grupo é composto por uma equipe de fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga, com objetivo de prevenir ou controlar as comorbidades, redução do peso corporal, promover a autonomia de escolha, o senso crítico e a corresponsabilização pela orientação nutricional.
Os participantes também são orientados e incentivados a manutenção de hábitos de vida saudáveis, à prática regular de atividade física e recebem apoio psicológico visando a promoção da saúde. O Grupo se reúne semanalmente às quintas-feiras, às 9h, no Posto de Saúde do Nova Cidade. É um momento de troca de saberes e experiências entre os participantes, em que são abordadas várias temáticas ligadas à obesidade e saúde de forma geral.
Maricá
Maricá também oferecia programas de conscientização do dia da obesidade, o último registro dessas atividades foi em 2022 com a ação do projeto saúde nas escolas e crescer saudável, com a ação de conscientização realizada nas escolas municipais. Não obtivemos respostas sobre os planos para retomada das atividades neste ano de 2024.