Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque
  • Dia Marielle Franco contra genocídio da mulher negra é criado

Dia Marielle Franco contra genocídio da mulher negra é criado

Marielle Franco – Foto de Mídia Ninja
Marielle Franco – Foto de Mídia Ninja

Após 4 meses do assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Gomes, o 18 de julho será incluída no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro como o Dia Marielle Franco – dia de Luta contra o genocídio da Mulher Negra. É o que determina a Lei 8.054/18, sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo dessa última quarta-feira (18).

A medida estabelece que instituições públicas e privadas promovam debates e palestras na data, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre o assassinato de mulheres negras no Brasil. De acordo com o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência de 2017, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), jovens negras com idade entre 15 e 29 anos têm o dobro de chances de serem mortas do que as brancas na mesma faixa etária.

A Polícia Civil ainda não prendeu nenhum suspeito do crime. No último dia 14 de março, a vereadora do Rio Marielle Franco (Psol) e o motorista dela, Anderson Gomes, foram assassinados em uma emboscada após participarem de um evento na Lapa, região central do Rio.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos

Divulgação

Dia mundial do Pilates com aulão à beira mar em Búzios

1

Búzios Jazz Festival oferece oficinas nos bairros Rasa e Cem Braças

Divulgação

Exposição Diálogos na Galeria Arte4 reúne mulheres em Búzios