Pular para o conteúdo
Search

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: saiba o que significa, como surgiu e os avanços

A data celebra as conquistas e une forças para pôr fim ao preconceito

Anualmente, 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a data que comunidade celebra as conquistas e une forças para pôr fim ao preconceito. Mas também é para refletir sobre o que ainda precisa ser alcançado. A caminhada não foi e nem é fácil para o grupo, mas, em meio as dores e enfrentamentos ao longo do tempo, tem conseguido obter políticas públicas e ganhado mais apoiadores.

A história deste dia começa no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, em Nova York. O bar recebia frequentemente operações policiais motivadas pelo preconceito. Em 28 de junho de 1969 foi um “basta” para a opressão policial que sempre ocorria. Marsha P. Johnson foi quem iniciou a revolta daquela noite. Ela era ativista nas lutas da visibilidade transsexual. A Revolta de Stonewall é um símbolo que abriu portas para a luta pelos direitos LBTQIA+.

A sigla LGBTQIA+

A sigla foi ganhando mais letras no decorrer dos anos, mas você sabe o que representa? Segundo o site Brasil de Fato, as letras LGBTQIA+ significam:

Lésbicas: mulheres (cis ou trans) que sentem atração por outras mulheres (cis ou trans). É uma orientação sexual (e não “opção”, porque não é algo que se escolhe).

Gays: também é orientação sexual, mas de homens (cis ou trans) que sentem atração por outros homens (cis ou trans).

Bissexuais: também se trata de orientação sexual, mas no caso de pessoas que têm atração por dois ou mais gêneros (cis ou trans).

Trans: se refere a identidade de gênero, ou seja, como a pessoa se identifica enquanto indivíduo com relação aos gêneros (feminino e masculino). Representa os transexuais, que se identificam com o gênero diferente daquele designado ao nascer, e também travestis.

Queer: são as pessoas que transitam entre os gêneros feminino e masculino ou que não seguem a binaridade masculino-feminino (não binário).

Intersexuais: é usado para descrever pessoas que possuem características sexuais biológicas que não se encaixam em categorias binárias de feminino ou masculino.

Assexuais: pessoas que não sentem atração sexual por outra pessoa, apesar de existir afetividade.

+: representa as inúmeras outras possibilidades de orientação sexual e identidade de gênero (um exemplo são os pansexuais, que sentem atração afetivo-sexual independente da identidade de gênero).

Conquistas LGBTQIA+

A doação de sangue é uma conquista recente da comunidade. A comunidade sofria com o preconceito de que existia uma maior chance de combinação de HVI através de homens gays. O Supremo Tribunal Federal (STF) compreendeu como inconstitucional impedir a doação de sangue por homens gays e bissexuais.

Em 2019, foi decidido a criminalização da LGBTfobia. No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão n° 26, o STF decide que é crime a discriminação por motivos de orientação sexual e identidade de gênero.

Em 2016 já era permitido o uso do nome social, porém as pessoas transgêneros ainda precisava apresentar o documento que não condiz com a identidade da pessoa. Em 2018, o STF autorizou a mudança do nome de registro de transexuais e transgêneros, mesmo daqueles que não passaram por alguma cirurgia.

Receba notícias da Prensa de Babel no seu Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Costa do Sol! Basta acessar o canal: https://t.me/+YEQ41a6sFPJmZDcx.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.