8 de março é uma data histórica para reforçar a luta pelos direitos femininos
Desde 1975, o dia 8 de março não é visto como uma data comum, pelo contrário, é sinônimo de luta pelos direitos femininos. O Dia Internacional da Mulher foi oficializado quando a Organização das Nações Unidas (ONU) começou a comemorá-la, mas muito antes disso, em 1910 uma mulher chamada Clara Zetkin propôs que a data fosse internacional. A cada ano são promovidas reflexões de pautas importantes de valorização e direitos iguais, reforçando ainda a necessidade avançar no meio social, político e econômico. As cidades de Cabo Frio, Búzios e Macaé prepararam programação especial para celebrar este dia.
Em Búzios, haverá comemoração na Praça do INEFI, das 13h às 16h. Ações como corte de cabelo para mulheres e crianças, aferição de pressão e glicose, agendamento para documentos de identificação e certidões com a presença do Detran, entre outras. O evento é realizado pela Secretaria da Mulher e do Idoso, com apoio da Secretaria de Lazer e do Esporte, Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Segurança e Ordem Pública e Saúde.
Em Macaé, as atividades são variadas. Nesta terça-feira, das 10h às 15h, haverá atividades sociais na Praça Veríssimo de Mello, como a Blitz Educativa, com a equipe de Mobilidade Urbana, Patrulha Maria da Penha, pela Guarda Municipal, Patrulha Maria da Penha, pelos Guardiões da Vida (32º BPM), e 123º DP. Ainda nesta terça, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim lança o Ceam Itinerante, que rodará algumas partes do município e distritos orientando a mulher sobre o que fazer em casos de agressão física ou mental, o que é violência doméstica, feminicídio, o que diz a Lei Maria da Penha e outras informações sobre seus direitos.
Já Cabo Frio, terá programação no Shopping Park Lagos. O espaço “Espelho Mágico” registrará toda a beleza e força de quem passar pela área instagramável. Todos que fizerem uma pose em frente ao espaço planejado das 14h às 20h ganha uma foto impressa. O local fica montado próximo a loja Kalunga com show de sax ao vivo. No sábado (12), as clientes participarão de um bate-papo com a coach de Inteligência Emocional para Mulheres, Bianca Machado. O evento é aberto às 17h, na Praça Sambaqui.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.