Pular para o conteúdo
Search

Dia Internacional Contra a LGBTQIA+Fobia: 17 de maio

Imagem: Reprodução

Para organizações LGBTQIA+, este é um dia para conscientização

Nesta segunda-feira (17), faz 31 anos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a orientação sexual da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Para algumas organizações, a data conhecida como Dia Internacional Contra a LGBTQIA+Fobia não é um dia para comemorações, mas sim para conscientização e reforço de pautas da comunidade.

O Brasil ainda é o país que mais mata homossexuais no mundo. Ainda em 71 países, ser LBTQIA+ é dado como crime, até mesmo com pena de morte. Segundo Jhonathan Oliveira, presidente da ONG Grupo Ostras G Diversidade, o motivo é a ignorância, ódio e fobia. Ele ainda cita o exemplo de Rio das Ostras, que “vive em uma retroativa com índices altos de crimes de LGBTQIA+Fobia”.

Em 13 de junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) enquadrou as condutas transfóbicas e homofóbicas na tipificação da Lei do Racismo, n° 7.716/1989. Os crimes de LGBTQI+fobia são inafiançáveis e com penas equiparadas ao de racismo.

A ONG de Rio das Ostras, neste dia 17, movimentou o dia pelas redes sociais pressionando a Câmara Municipal para colocar em pauta o projeto que indica uma criação da Superintendência de Políticas Públicas LBGT de Rio das Ostras. A movimentação pode ser acompanhada pelo Facebook.

Jhonathan, ainda ressalta a importância da denúncia e informa a população LGBTQIA+ de Rio das Ostras, “nossa diversidade LGBT de Rio das Ostras não está sozinha, nós estamos aqui sempre com nossa ONG para ajudar”. A ONG disponibiliza o número (22) 99655-3331 para contato.

Tiffani Soares, moradora de Búzios, relata à Prensa que, apesar da luta da comunidade, o futuro será de comemorações. “Não podemos perder a oportunidade de sempre lembrar as pessoas de lutarem por espaço, liberdade e respeito. Se um dia lutaram para que a gente pudesse existir, vamos lutar para o futuro ter o que comemorar”, afirma.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.