Pular para o conteúdo
Search

Dia do Trabalhador será marcado por atividades culturais em Macaé e Campos

Cidade de Macaé. Foto divulgação

Debates, atrações musicais, artesanato e apresentações de vídeos e danças estão entre a programação

Os municípios de Campos dos Goytacazes e Macaé vão comemorar o Dia do Trabalhador, celebrado neste domingo (1º), com atividades culturais. Na primeira cidade a contração cultural contará com debates e atrações musicais, marcada para acontecer no Parque Rosário, às 9h e às 18. Em Macaé, a programação ganhou o nome de Sons da Resistência e acontecerá das 12h às 18h, na praça do bairro Visconde de Araújo. O objetivo é reunir os trabalhadores em um momento lúdico e de conscientização política.

A concentração cultural em Campos será integrada por apresentações de samba, mpb, hip hop e mostra de artesanato, além de roda de conversa com Professor Roberto Moraes com o tema “Momento de reflexão e de luta por uma sociedade mais justa e igualitária”. Essa atividade será na rua Carlos Lacerda, 556, a partir das 9h.  Às 18h, haverá mostra de vídeos populares na lanchonete Jac Lanches, localizada na mesma rua, porém no nº 226.

As atividades do Sons da Resistência, em Macaé, têm como objetivo ser o início de um projeto permanente. Haverá apresentações dos grupos Regional do Biguá e Mistura Rica.

A diretora do Sindipetro-NF, Bárbara Bezerra, explica que a proposta foi construída por uma frente de entidades sindicais de Macaé (SEEB-Macaé e Região, Sindservi, Sinpro, SintectRJ, Jornalistas do Estado RJ e Sindipetro-NF), com o propósito de promover ações culturais de forma itinerante em praças populares do município.

“Através da cultura podemos dialogar com as nossas categorias, que têm no dia 1º de maio uma data marcante, simbólica. A gente traz a cultura muito num pensamento de que trabalhador não é aquela figura só de guerrear, de sofrer, de se esforçar. O trabalhador também precisa de cultura, de lazer, de prazer, e a arte é um direito também. E todo ato cultural é um ato político”, afirma a diretora.

Ato público

Na manhã desta sexta-feira (29), Campos realiza um ato público partindo do Sindicato dos Bancários em Campos dos Goytacazes, em direção ao Calçadão, no Centro. Mais focado nas pautas emergenciais da classe trabalhadora, este ato tem o formato sindical mais tradicional e vai levar à população os debates sobre a conjuntura dramática do país.

A CUT e demais centrais definiram que os sindicatos priorizarão em suas atividades referentes ao 1º de maio os problemas população brasileira, que convive com altas taxas de desemprego, inflação, ataques aos direitos sociais e trabalhistas, à democracia e à vida.

 O Sindipetro-NF atua na organização destes atos na região em parceria com as demais entidades sindicais de Macaé e de Campos dos Goytacazes, assim como movimentos sociais.

Atividades com participação do Sindipetro-NF

Sexta, 29/04
8h – Ato com saída do Sindicato dos Bancários em direção ao Calçadão.
Domingo, 1º/05
9h às 15h – Concentração cultural no Parque Rosário e Roda de Conversa com Professor Roberto Moraes (Rua Carlos Lacerda, 556).
18h às 21h — Mostra de vídeos populares (Lanchonete Jac Lanches – Rua Carlos Lacerda, 226).

Macaé
Domingo, 1º/05
12h às 18h – Sons da Resistência na Praça do Visconde.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.