Menu

Cidades

Dia do professor sem motivos para comemorar em Cabo Frio

22366288_511494185893781_4982656762874603289_n
Dia dos professores sem motivos para comemorar em Cabo Frio

O dia 15 de outubro não foi de comemorações para os professores da rede municipal de Cabo Frio. Na data em que se comemora o dia do professores, os profissionais da área continuam sem o salário referente ao mês de setembro. Na lista de problemas ainda está a dívida deixada pelo Governo Anterior, a dificuldade de receber os benefícios de direito entre outras demandas não atendidas.

Segundo Denise Alvarenga, representante do Sindicato dos Profissionais da Educação – Sepe Lagos, aproximadamente 50% dos profissionais da educação, ainda não receberam o salário referente ao mês de setembro. Conforme a lei, o mesmo deveria ter sido depositado até o dia 06 de outubro, quinto dia útil do mês.

“Os repasses que entraram no mês de setembro foram utilizados para pagar o mês de agosto. Depois não houve repasse suficiente para pagar o mês de setembro. Mais de 50% da rede ainda não recebeu. E isso não está relacionado ao fato de ser concursado ou contratado. Eu sou concursada e ainda não recebi. É um sorteio, uma roleta russa para ver quem recebe”, desabafou Denise.

Ainda na última semana, o sindicato representante da categoria denunciou um comunicado da Secretaria de Educação. Segundo o Sepe, na ocasião, a categoria sofreu uma ameaça discreta, devido à greve.

“A assembleia da categoria de 09/10, deliberou repudiar o comunicado do Secretário de Educação, que vem de forma discreta, ameaçar nossos profissionais de trabalhar no período de férias. Queremos dizer que não temos medo do trabalho, prova disso foi a forma incansável que cumprimos nossa parte na reposição da greve de 2016. Porém o governo não pode dizer o mesmo, pois até hoje não pagou as parcelas do décimo terceiro de 2015 e mente quando no comunicado, diz que os salários estão em dia”, informou o sindicato.

Além dos trabalhadores ativos, os aposentados também estão sofrendo com relação ao pagamento. O Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf) pagou na última quarta-feira, (11), 40% dos salários de setembro aos aposentados, pensionistas e servidores em auxílio do doença do município. Lembrando que teoricamente, o pagamento total deveria ser realizado até o dia 20 de setembro.

Enquanto a situação não é regularizada, a categoria continua em greve. Nesta segunda-feira, (16), uma nova assembleia será realizada para definir os próximos passos.

 

A previsão não é das melhores – O problema no atraso do pagamento dos salários tem atingido não só os profissionais da educação, mas todos os trabalhadores que atuam para o município de Cabo Frio. E infelizmente, as previsões não são as melhores para que cenário mude.

O secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, já anunciou que a previsão é que a situação salarial só deve ser normalizada no começa de 2018, quando ocorre uma entrada maior de recursos nos cofres municipais.

O secretário disse ainda que a situação financeira do município tende a piorar no fim do ano, uma vez que a arrecadação própria cai porque muitos contribuintes deixam de pagar os impostos. Além disso, a crise tem afetado o consumo e, consequentemente, a entrada de receitas como o ICMS e o ISS.

Com isso, é bem provável que a categoria fique novamente sem o décimo terceiro salário.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cinco membros da Loja Maçônica de Búzios foram elevados ao grau de Mestre

Lançada segunda edição em espanhol de “Búzios Espiritualidade” na Feira do Livro de Buenos Aires

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto