Pular para o conteúdo
Search

Dia do empreendedorismo feminino e o impacto da mulher na economia

Segundo o Sebrae, mulheres têm maior capacidade de implementar inovações em suas empresas. O Dia do empreendedorismo feminino é comemorado no dia 19 de novembro

Em meio à instabilidade que a pandemia do novo coronavírus trouxe para a economia, elas representam a perseverança e a superação. Nesta quinta-feira (19), é comemorado o Dia Global do Empreendedorismo Feminino, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 para celebrar a força da mulher empreendedora e sua influência na economia.

De acordo com a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019, o Brasil atingiu o número de 52 milhões de pessoas que possuem negócio próprio. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) registra que cerca de 9,031 milhões de brasileiros são microempreendedores individuais (MEIs) e deste total, 43% são mulheres.

O levantamento do Sebrae mostra que as mulheres têm uma maior capacidade de implementar inovações em suas empresas do que os homens. Cerca de 42% delas passaram a comercializar novos produtos/serviços, desde o início da crise do coronavírus, contra 37% dos homens.

Além da produção, venda e conquista do público, a pandemia do Covid-19 trouxe ainda mais desafios para os empreendedores. As mulheres a seguir contam sobre o dia a dia de manter o próprio negócio na Região dos Lagos.

Lorena Mirandela é professora de educação física e moradora de São Pedro da Aldeia. Após se tornar mãe, resolveu iniciar uma empresa de cosméticos artesanais, a Alamo Ìyá . Entre a rotina da maternidade e da microempresa, Lorena conta como foi o começo da produção.

“No decorrer da gravidez, percebi que certamente o emprego de carteira assinada não seria mantido após o parto, em virtude de tudo aquilo que já sabemos acontecer com gestantes em seus ambientes de trabalho. Meu filho tinha pouco mais de um mês quando fiz minhas primeiras entregas e tê-lo perto enquanto eu trabalhava, além do retorno que isso me deu financeiramente, foram cruciais para eu tornar a Alamo Ìyá minha principal fonte de renda”.


Lorena conta que para manter uma empresa é preciso disciplina, planejamento e organização. “As incertezas e inconstâncias em se arriscar, para alguém que gosta da segurança de um salário, empreender pode ser apavorante de início e é preciso compreender que existem altos e baixos, todos esses nos fazem crescer. No mundo inteiro já tem gente demais dizendo o que nós mulheres temos que fazer, independente da posição que estivermos. Só saberemos se nos arriscarmos e é preciso coragem”.

No ramo alimentício, a moradora de São Pedro da Aldeia, Carolina Mendes investiu em criar um negócio de culinária artesanal, a “Aromar Culinária Criativa”. Além da rotina com a maternidade, Carolina conta como se divide para fazer as multitarefas da responsabilidade de guiar uma empresa.

“Eu já gostava muito de cozinhar, e costumava fazer isso para minha família e amigos. Com duas crianças, uma ainda bebê, e em meio a pandemia, nasceu a necessidade de trabalhar conciliando com o maternar. Foi quando surgiu a ideia de empreender para adaptar as duas funções. Eu crio rotinas para que a Aromar e as crianças possam conviver da forma mais harmoniosa possível. Imprevistos acontecem, malabarismos também, mas é necessário planejamento e que todos em casa colaborem”.

A empreendedora deixa um recado para outras mulheres que desejam iniciar no ramo. “Não precisa começar com muito. Crie metas reais. Aos poucos você vai conhecendo seus limites e pode ir crescendo com eles. Escolha algo que te inspire e trabalhe com amor. Acredite em você mesma.”

No município de Búzios outra empreendedora também aproveitou o período da pandemia para buscar uma nova oportunidade de empreender. A jornalista Flávia Lira criou a “Delira Fit”, empresa especializada em comidas saudáveis.

Flávia também é estudante de gastronomia e afirma que grande parte de seu público é só de mulheres, e que já as inspirou para abrirem o próprio negócio. “Com a Pandemia veio a oportunidade de empreender e começar a vender as minhas refeições. Eu comecei vendendo lanches, sem fazer ideia da demanda. Uma semana depois comecei a vender refeições saudáveis e pronto, foi um bum de vendas. Pra mim, ter meu próprio negócio foi necessidade básica, foi o que me salvou, da onde tiro meu sustento. Eu sempre achei que não ia ter como, não tinha da onde tirar, mas sempre tem. Não precisa de muito para começar”.

A jornalista incentiva a população a valorizar o trabalho dos empreendedores locais. “O que eu peço é para todo mundo que vai ler essa matéria achar legal e interessante e tentar mudar a sua postura. Compre com as pequenas empreendedoras, contrate o serviço, não fique diminuindo o trabalho dos outros. Se você pensar bem, olhar ao seu redor, consegue comprar e utilizar serviços só de pequenas empreendedoras”.

FEIRA DE EMPREENDEDORAS DA ALDEIA

Neste fim de semana (21 e 22), vinte e duas empreendedoras da região se reunirão na primeira Feira de Empreendedoras da Aldeia (FEma). O evento visa promover as empresas criadas por mulheres e expor os serviços oferecidos.

Idealizada e organizada pela dona da Alamo Ìyá, Lorena Mirandela, a feira tem a proposta de impulsionar as microempresas dentro e fora do município.

A FEmA será realizada na Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz), de 16h às 20h, em São Pedro da Aldeia.

sebrae

A coordenadora do escritório do Sebrae na Região dos Lagos, Ana Cláudia Melo, afirma que o órgão realizou cerca de 791 mil atendimentos neste ano. O levantamento demonstra que os homens são mais propensos a contrair dívidas do que as mulheres.

“53% dos homens buscaram empréstimo bancário desde o começo da crise, enquanto 54% das mulheres preferiram não se endividar. A inovação ajuda a criar diferenciais competitivos o que contribuiu para manter os negócios no mercado. Além de atuar diretamente no negócio com as mulheres empreendedoras, os familiares e amigos podem divulgar para suas redes de contatos, podem criar uma rede de cooperação consumindo os produtos e serviços ofertados, além do incentivo e apoio moral”.

A coordenadora também reforça o atendimento do Sebrae especializado para mulheres. “O Programa Sebrae Delas é uma das formas de atendimento as mulheres empreendedoras. Seu objetivo é tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos, além de promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema de empreendedorismo feminino”.

Ana Cláudia Melo, coordenadora do escritório do Sebrae na Região dos Lagos.

O órgão está realizando atendimentos on-line gratuitos, oferecendo orientação técnica, consultorias e capacitações. Os interessados podem entrar em contato por meio dos canais:

Hotsite: especialcoronavirus.rj.sebrae.com.br / 08005700800 / WhatsApp: (22) 22-2643.0805 / E-mail: [email protected]

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.