Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Dia do Aviador comemora voo de Santos Dumont no 14-Bis

Imagem: Voo do 14-Bis/Reprodução
Imagem: Voo do 14-Bis/Reprodução

Dia 23 de outubro é considerado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A data é uma homenagem ao primeiro voo do 14-Bis, em 1906

Nesta sexta-feira (23), é comemorado os dias do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A data foi criada em homenagem ao dia que Santos Dumont realizou o primeiro voo a bordo do 14-Bis, em 1906, se tornando conhecido internacionalmente como o Pai da Aviação.

O voo de Dumont se tornou um marco para a história brasileira e do mundo. Historiadores afirmam que o avião 14-Bis conseguiu voar por 60 metros, com altura de 2 a 3 metros do solo, alcançando a velocidade de 30Km/h, sobre o Campo Bagatelle, na França.

A data foi instituída pela Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936. A Região dos Lagos possui um grande destaque na aviação naval, com o trabalho da Base Aérea Naval, em São Pedro da Aldeia, considerada a morada da aviação naval.

Santos Dumont é considerado o Pai da Aviação.
Imagem: Reprodução

O Comandante da Força Aeronaval, Rohwer, explicou sobre a importância da data na história do Brasil. “Mandamos uma mensagem especial para a Força Aérea Brasileira, pela sua data magna. Comemoramos este feito histórico que foi o voo de Santos Dumont, que é considerado o primeiro voo de um artefato mais pesado que o ar, decolando de maneira auto propulsada, com controle do piloto, e pousando de forma controlada. Para a Aviação Naval é uma honra poder parabenizar a Força Aérea, que foi criada a partir da união da aviação naval e militar, da Marinha e Exército, e temos muito orgulho das asas que protegem o país.

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi criada no dia 20 de janeiro, em 194, tendo atualmente 79 anos. A organização tem a função de manter a soberania na proteção do espaço aéreo nacional, impedindo o uso do espaço para fins hostis ou contrários aos interesses brasileiros. Além disso, o órgão trabalha para garantir a segurança da navegação aérea, implantar e operar a infraestrutura aeroespacial, aeronáutica e aeroportuária.

Outras informações podem ser encontradas no portal on-line oficial da FAB.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Câmara de Búzios analisa projetos sobre pescadores, meio ambiente e saúde pública

Cláudio Castro anuncia veto à “gratificação faroeste” aprovada pela Alerj

Rio das Ostras recebe R$ 23 milhões do Novo PAC para obras de drenagem e prevenção de enchentes

Estrada do Nelore precisa voltar ao centro do debate sobre mobilidade na Costa do Sol

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]