Dia 23 de outubro é considerado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A data é uma homenagem ao primeiro voo do 14-Bis, em 1906
Nesta sexta-feira (23), é comemorado os dias do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A data foi criada em homenagem ao dia que Santos Dumont realizou o primeiro voo a bordo do 14-Bis, em 1906, se tornando conhecido internacionalmente como o Pai da Aviação.
O voo de Dumont se tornou um marco para a história brasileira e do mundo. Historiadores afirmam que o avião 14-Bis conseguiu voar por 60 metros, com altura de 2 a 3 metros do solo, alcançando a velocidade de 30Km/h, sobre o Campo Bagatelle, na França.
A data foi instituída pela Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936. A Região dos Lagos possui um grande destaque na aviação naval, com o trabalho da Base Aérea Naval, em São Pedro da Aldeia, considerada a morada da aviação naval.
O Comandante da Força Aeronaval, Rohwer, explicou sobre a importância da data na história do Brasil. “Mandamos uma mensagem especial para a Força Aérea Brasileira, pela sua data magna. Comemoramos este feito histórico que foi o voo de Santos Dumont, que é considerado o primeiro voo de um artefato mais pesado que o ar, decolando de maneira auto propulsada, com controle do piloto, e pousando de forma controlada. Para a Aviação Naval é uma honra poder parabenizar a Força Aérea, que foi criada a partir da união da aviação naval e militar, da Marinha e Exército, e temos muito orgulho das asas que protegem o país.
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi criada no dia 20 de janeiro, em 194, tendo atualmente 79 anos. A organização tem a função de manter a soberania na proteção do espaço aéreo nacional, impedindo o uso do espaço para fins hostis ou contrários aos interesses brasileiros. Além disso, o órgão trabalha para garantir a segurança da navegação aérea, implantar e operar a infraestrutura aeroespacial, aeronáutica e aeroportuária.
Outras informações podem ser encontradas no portal on-line oficial da FAB.