O dia de Iemanjá será celebrado com muita festa em Cabo Frio. A 18º edição do “Presente às Águas” começa nesta sexta-feira (02), na Praia do Forte e também, pela primeira vez no Distrito de Tamoios, no Pontal de Santo Antônio.
Na Praia do Forte, o evento começa no dia de Iemanjá, 02 de fevereiro, às 9h40, com a saída da carreata do Asé Parque São Jorge com a imagem de Iemanjá, que tem previsão de chegada às 11h no Canto do Forte. A partir das 12h tem início as apresentações culturais como capoeira, samba de roda, jongo e também apresentação dos ritmos sacros do Candomblé.
Às 15h haverá uma missa campal à Nossa Senhora dos Navegantes e às 15h30 uma palestra sobre Intolerância Religiosa. A programação continua com louvação e homenagens dos terreiros de Umbanda, às 16h, e dos terreiros de Candomblé, às 16h40, com saída do presente às 17h30. O encerramento ficará por conta do grupo Samba das Matas, a partir das 18h.
Em Tamoios, na sexta-feira (02) a concentração será às 17h no Pontal de Santo Antônio e às 19h terá xirê para os Orixás. Às 20h30 acontece o toque com ogans das casas de Matriz Africana.
No sábado (03), a concentração para o evento no distrito será às 14h, no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva. A partir das 14h15 sai o cortejo com a imagem de Iemanjá e com os integrantes das casas religiosas em direção ao Pontal de Santo Antônio.
Às 15h30 será feita a louvação a Exu; às 16h o xirê e às 17h a entrega dos balaios. No Pontal, a imagem será posteriormente fixada nas proximidades da areia. A entrega dos balaios será nos barcos de pescadores durante a procissão marítima. E às 18h os ogans tocarão pontos para os presentes.
Candomblecistas, umbandistas e simpatizantes das religiões de matriz africana são convidados para homenagear, agradecer e fazer pedidos à Iemanjá. A estimativa é de mais de 40 casas e terreiros de Umbanda e Candomblé participem das atividades.
O Presente Às Águas é realizado por representantes de religiões de matriz africana, Federação de Cultura Afro do Estado do Rio de Janeiro (Fecarj) e comunidade pesqueira com o apoio municipal da Prefeitura de Cabo Frio, Secretaria Adjunta de Cultura e Coordenadoria de Igualdade Racial; e do Projeto Bota Fé e Ecovida. A Camélia Flores doou as centenas de palmas que serão entregues no evento.