Search
Degradê com CSS
Publicidade

Dia de Iemanjá é celebrado com festividades na Praia do Forte e no Pontal de Santo Antônio, em Cabo Frio

Celebração começa nesta sexta-feira, 02 de fevereiro, dia de Iemenjá
OIP
Publicidade

O dia de Iemanjá será celebrado com muita festa em Cabo Frio. A 18º edição do “Presente às Águas” começa nesta sexta-feira (02), na Praia do Forte e também, pela primeira vez no Distrito de Tamoios, no Pontal de Santo Antônio.

Na Praia do Forte, o evento começa no dia de Iemanjá, 02 de fevereiro, às 9h40, com a saída da carreata do Asé Parque São Jorge com a imagem de Iemanjá, que tem previsão de chegada às 11h no Canto do Forte. A partir das 12h tem início as apresentações culturais como capoeira, samba de roda, jongo e também apresentação dos ritmos sacros do Candomblé.

Às 15h haverá uma missa campal à Nossa Senhora dos Navegantes e às 15h30 uma palestra sobre Intolerância Religiosa. A programação continua com louvação e homenagens dos terreiros de Umbanda, às 16h, e dos terreiros de Candomblé, às 16h40, com saída do presente às 17h30. O encerramento ficará por conta do grupo Samba das Matas, a partir das 18h.

Em Tamoios, na sexta-feira (02) a concentração será às 17h no Pontal de Santo Antônio e às 19h terá xirê para os Orixás. Às 20h30 acontece o toque com ogans das casas de Matriz Africana.

No sábado (03), a concentração para o evento no distrito será às 14h, no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva. A partir das 14h15 sai o cortejo com a imagem de Iemanjá e com os integrantes das casas religiosas em direção ao Pontal de Santo Antônio.

Às 15h30 será feita a louvação a Exu; às 16h o xirê e às 17h a entrega dos balaios. No Pontal, a imagem será posteriormente fixada nas proximidades da areia. A entrega dos balaios será nos barcos de pescadores durante a procissão marítima. E às 18h os ogans tocarão pontos para os presentes.

Candomblecistas, umbandistas e simpatizantes das religiões de matriz africana são convidados para homenagear, agradecer e fazer pedidos à Iemanjá. A estimativa é de mais de 40 casas e terreiros de Umbanda e Candomblé participem das atividades.

O Presente Às Águas é realizado por representantes de religiões de matriz africana, Federação de Cultura Afro do Estado do Rio de Janeiro (Fecarj) e comunidade pesqueira com o apoio municipal da Prefeitura de Cabo Frio, Secretaria Adjunta de Cultura e Coordenadoria de Igualdade Racial; e do Projeto Bota Fé e Ecovida. A Camélia Flores doou as centenas de palmas que serão entregues no evento.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sedia Copa FARJ de Águas Abertas 2025 na Praia da Ferradura

Memorialista Romano Lorenze antecipa detalhes da Festa do Divino 2025 em Búzios

Cabo Frio realiza Passeio Ciclístico e Roda de Conversa no Maio Laranja

Bosque Azul terá duas novas escolas públicas com obras em fase avançada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade