Quissamã se prepara para uma programação diversificada no dia 20 de novembro, dedicado à Consciência Negra. O Complexo Cultural Fazenda Machadinha, símbolo da resistência quilombola no município, será palco de uma série de eventos organizados pela comunidade em parceria com a Prefeitura de Quissamã, através da Coordenadoria de Política de Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer.
A coordenadora de Políticas para Igualdade Racial, Jovana Azevedo, destaca que a programação foi pensada pela comunidade quilombola, sendo este um momento significativo de reflexão e celebração. “Este é um momento importante de reflexão para nós e o símbolo maior da resistência do povo quilombola. Tenho certeza que será um dia marcado pela emoção e pela força da nossa história e da nossa cultura”, ressalta Jovana.
A programação inclui uma série de atividades ao longo do dia, começando com uma exposição de artesanato, agricultura e obras de autores locais da literatura afro-brasileira às 8h. Às 9h, está prevista a Missa Afro, seguida pelo lançamento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola às 11h. O Papo Afro acontecerá às 11h30, seguido por uma feijoada ao meio-dia. A tarde reserva música na praça às 13h30 e encerra com uma roda de jongo às 17h.