Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Dia D de vacinação antirrábica em cães e gatos mobiliza todo o estado do Rio neste sábado

Campanha da SES-RJ prevê aplicação de 2,5 milhões de doses gratuitas em 92 municípios
SES-RJ realiza Dia D de vacinação antirrábica neste sábado (27), com 2,5 milhões de doses para cães e gatos no estado / divulgação
SES-RJ realiza Dia D de vacinação antirrábica neste sábado (27), com 2,5 milhões de doses para cães e gatos no estado / divulgação

Neste sábado (27), tutores de cães e gatos em todo o estado do Rio de Janeiro têm um compromisso com a saúde dos pets: o Dia D da Vacinação Antirrábica Animal. A campanha é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), que disponibilizará cerca de 2,5 milhões de doses gratuitas para animais a partir de três meses de idade, distribuídas aos 92 municípios fluminenses.

Segundo a coordenadora de Vigilância Ambiental da SES-RJ, Patrícia Meneguete, a vacina é a principal forma de proteção contra a raiva, doença fatal para animais e humanos.

“A raiva é uma doença grave e fatal, mas pode ser evitada com uma simples dose da vacina. Leve seu animal ao posto de vacinação mais próximo de sua casa. Vacinar é um ato de amor e responsabilidade. Proteja seu melhor amigo”, reforçou.

Como será a vacinação

Cada município definirá os postos de aplicação e horários de funcionamento. A recomendação é que todos os tutores levem seus cães e gatos para a imunização anual, garantindo a proteção individual e coletiva contra a doença.

A raiva não tem cura e pode ser transmitida pelo contato com a saliva de animais infectados, especialmente por mordidas e lambidas em feridas abertas. Por isso, a prevenção é considerada uma das medidas de saúde pública mais importantes.

O que fazer em caso de mordida

De acordo com orientações da SES-RJ, quem for mordido por um animal deve seguir três passos imediatos:

  1. Lavar o ferimento com água corrente abundante e sabão ou detergente.
  2. Aplicar antissépticos, como gluconato de clorexidine ou álcool iodado.
  3. Procurar um posto de saúde imediatamente para avaliação e acompanhamento.

O animal envolvido deve ser identificado e permanecer em observação por dez dias, recebendo alimentação normal. O comportamento deve ser informado ao posto de saúde responsável.

Com a campanha estadual, a expectativa é ampliar a cobertura vacinal e reduzir os riscos de circulação do vírus da raiva, que ainda preocupa autoridades sanitárias no Brasil.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Centro de Idiomas de Búzios oferece cursos gratuitos de espanhol, inglês, italiano e Libras, além de eventos culturais

Rodrigo Cabral, poeta da Região dos Lagos, é semifinalista do Prêmio Jabuti com Refinaria

Restô Canto coloca Búzios entre os melhores restaurantes do mundo em ranking do Tripadvisor 2025

Chez Michou recebe Vitor Bricio e Os Televisores em noite de pop rock na Rua das Pedras

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]