Pular para o conteúdo
Search

Dez mortes a mais: IBGE contabiliza 32 óbitos por coronavírus em Rio das Ostras

Prefeitura confirma 22 mortes. Dados disponibilizados pelo município divergem dos informados pelo Estado, Governo Federal e IBGE

Um dos maiores problemas para o combate do novo coronavírus (COVID-19) é a discrepância nos dados informativos nos sites oficiais das esferas públicas. Os maiores afetados são as cidades do interior e seus habitantes, porque acabam tendo uma noção errada de como a pandemia estão afetando suas cidades. Uma das cidades na qual os dados vêm apresentando essas diferenças é a cidade de Rio das Ostras.

Os números oficiais, de acordo com a prefeitura em seu último boletim na sexta-feira (29), são de 286 casos confirmados. Porém, a Secretaria de Saúde do Estado informa que o número de casos já chegou 377. O Governo Federal, através do site oficial do Ministério da Saúde, também confirma esse número.

A divergência de dados continua, porque o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afirma que número de casos confirmados chegou a 655. Esses números foram atualizados no domingo (31). É uma diferença de 278 casos para os números informados pelo Estado e Governo Federal. A disparidade aumenta para 369, se o número de casos considerado for o informado pelo município.

Mortes

O número de mortes, outro indicativo importante para reconhecer o avanço da pandemia na cidade, também apresenta divergências entre dados oficiais. Rio das Ostras informa que o número de mortos decorrentes de COVID-19 chegou a 22. O Estado e Governo Federal, por meio de suas respectivas Secretárias de Saúde, ainda relatam apenas 16 mortes, o que aponta a demora de divulgação e análise dos dados coletados.
Já o IBGE notifica 32 mortes, um aumento exponencial no número de mortos se comparado com os casos informados pelo município.

Síndrome Respiratória Aguda Grave

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem ampliado os casos e óbitos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) tem todo o Brasil, porém muitos municípios não têm divulgado esse indicador. Rio das Ostras é um desses casos.

Já a Secretaria de Saúde do Estado informa esses números. Rio das Ostras já contabilizou até agora 111 casos de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave. 22 casos desses foram internações na UTI.
O grande crescimento do número de casos e óbitos pelas SRAG suscitam dúvidas sobre uma possível subnotificação nos casos de coronavírus, principalmente se for levado em conta a discrepância nos casos informados em veículos oficiais.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.