Prefeitura confirma 22 mortes. Dados disponibilizados pelo município divergem dos informados pelo Estado, Governo Federal e IBGE
Um dos maiores problemas para o combate do novo coronavírus (COVID-19) é a discrepância nos dados informativos nos sites oficiais das esferas públicas. Os maiores afetados são as cidades do interior e seus habitantes, porque acabam tendo uma noção errada de como a pandemia estão afetando suas cidades. Uma das cidades na qual os dados vêm apresentando essas diferenças é a cidade de Rio das Ostras.
Os números oficiais, de acordo com a prefeitura em seu último boletim na sexta-feira (29), são de 286 casos confirmados. Porém, a Secretaria de Saúde do Estado informa que o número de casos já chegou 377. O Governo Federal, através do site oficial do Ministério da Saúde, também confirma esse número.
A divergência de dados continua, porque o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afirma que número de casos confirmados chegou a 655. Esses números foram atualizados no domingo (31). É uma diferença de 278 casos para os números informados pelo Estado e Governo Federal. A disparidade aumenta para 369, se o número de casos considerado for o informado pelo município.
Mortes
O número de mortes, outro indicativo importante para reconhecer o avanço da pandemia na cidade, também apresenta divergências entre dados oficiais. Rio das Ostras informa que o número de mortos decorrentes de COVID-19 chegou a 22. O Estado e Governo Federal, por meio de suas respectivas Secretárias de Saúde, ainda relatam apenas 16 mortes, o que aponta a demora de divulgação e análise dos dados coletados.
Já o IBGE notifica 32 mortes, um aumento exponencial no número de mortos se comparado com os casos informados pelo município.
Óbitos IBGE – Diferença de números de mortes relatadas pela Prefeitura e IGBE chegam a 10
Síndrome Respiratória Aguda Grave
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem ampliado os casos e óbitos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) tem todo o Brasil, porém muitos municípios não têm divulgado esse indicador. Rio das Ostras é um desses casos.
Já a Secretaria de Saúde do Estado informa esses números. Rio das Ostras já contabilizou até agora 111 casos de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave. 22 casos desses foram internações na UTI.
O grande crescimento do número de casos e óbitos pelas SRAG suscitam dúvidas sobre uma possível subnotificação nos casos de coronavírus, principalmente se for levado em conta a discrepância nos casos informados em veículos oficiais.