Search
Degradê com CSS
Publicidade

Devotos de Iemanjá organizam homenagem para a Orixá em Macaé

Publicidade

Nesta sexta-feira (2) a comunidade umbandista e as nações do candomblé homenageiam a orixá Iemanjá. Considerada a Rainha do Mar, mas também denominada como Yemanjá, Janaína, Dandalunda, Rainha do Mar, Sereia, Mãe Yemanjá e outras alcunhas, Iemanjá é festejada anualmente no dia 2 de fevereiro.

Em Macaé, a homenagem acontecerá na Praia de Imbetiba às 19h. O evento é organizado pelo movimento “Macaé Mais Tolerante”, grupo que luta em defesa da liberdade religiosa e em respeito as religiões de matriz afro-brasileiras. Uma alegria estampada no rosto, e principalmente no olhar, para e vamos juntos nessa romaria saudar Yemanjá”.

O movimento ‘Macaé Mais Tolerante’ surgiu em setembro de 2017 visando a união do “povo de axé”, como se denominam os praticantes de religiões afro-brasileiras, de Macaé, tendo em vista os ataques a terreiros em todo o estado do Rio de Janeiro.

A Festa de Iemanjá é uma romaria em que milhares de fiéis e adeptos prestam suas homenagens à Rainha do Mar, por meio de oferendas que são jogadas na água e com a prática dos rituais de culto que acontecem na praia, sendo o mais tradicional acontece no Rio Vermelho, em Salvador, todo dia 2 de fevereiro desde a década de 1920.

História
Iemanjá é cultuada no Brasil, tanto na Umbanda como no Candomblé. E é considerada como a mãe de quase todos os orixás. Por isso a ela também pertence a fecundidade.

Em todos os lugares, no dia 2 de fevereiro ou no ano novo fazem-se homenagens a ela. Iemanjá é considerada protetora dos pescadores e jangadeiros. Ela é considerada a protetora da maternidade, do casamento, e da família.

Iemanjá é também sincretizada no catolicismo como Nossa Senhora do Navegantes, Nossa Senhora de Candeias e Nossa Senhora da Conceição.

Originalmente, Iemanjá era representada por uma mulher de pele escura com seios enormes, mas a mudança para a imagem que reconhecida atualmente aconteceu por influência do sincretismo com as santas do catolicismo.

Em Cuba, no entanto, Iemanjá, ou Yemayá, como é chamada por lá, também possui as cores azul e branca, mas é uma rainha negra. Seu nome cristão é La Virgen de La Regla, conhecida como padroeira dos portos de Havana. Ela faz parte da religião chamada de Santeria.

 

 

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sedia Copa FARJ de Águas Abertas 2025 na Praia da Ferradura

Memorialista Romano Lorenzi antecipa detalhes da Festa do Divino 2025 em Búzios

Cabo Frio realiza Passeio Ciclístico e Roda de Conversa no Maio Laranja

Bosque Azul terá duas novas escolas públicas com obras em fase avançada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade