Pular para o conteúdo
Search

 

Por Rafael Alvarenga

Desde a semana passada o futebol brasileiro anda movimentado. Afinal, além dos campeonatos regionais estão em cursos também a Copa do Brasil, a Libertadores, a Copa Sul americana, a Copa do Nordeste e a Copa Verde.

Ainda assim, o que mais impressiona essa crônica não é o calendário cheio de jogos e sim os jogadores. Ontem, pelo clássico Palmeiras X São Paulo, o meia Alviverde Tchê tchê após marcar um golaço, comemorou afirmando: “Não fui eu quem fez o gol, foi Deus.” Predomina hoje, no futebol brasileiro, tanto um discurso pronto e moralista de atletas “bons samaritanos” quanto uma atribuição de tudo o que acontece no campo a onipotência divina.

Desse modo, os jogadores que um dia foram rotulados de bad boys sem papas na língua e destacados por uma relação entre um futebol encantador e um discurso particular, saíram de cena. Lembremos de Vampeta, Edílson Capetinha, Denílson, Paulo Nunes, Edmundo, Renato Gaúcho e Romário que chegou a afirmar após um jogo: Se Deus é 10. Romário é 11!

Há alguma relação, no futebol, entre o atrevimento pessoal e a capacidade de surpreender com genialidade dentro do campo? Podemos perguntar ao Tchê Tchê se na súmula a arbitragem deve atribuir o gol a quem.

Não sou a favor do futebol enlatado; do jogador impessoal; tampouco da ideia de que devemos ser todos iguais. Não somos todos iguais e essa é nossa benção, não nosso problema.

 

 

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.