Medida faz parte do plano de retomada de atividades. Unidades de CIRETRANs, postos de vistoria, Serviço Veicular voltam a funcionar
Em continuidade ao plano de retorno gradual das atividades, o Detran.RJ vai reabrir mais 42 unidades este mês: 12 CIRETRANs (Circunscrição Regional de Trânsito), 15 postos de vistoria e 15 Unidades de Serviço Veicular (USV). Com esta ampliação, o departamento sobe para 192 postos em funcionamento, entre serviços de registro de veículos, habilitação e identificação civil.
A partir desta terça-feira (8), a oferta de vagas para licenciamento anual vai aumentar 40% e na quarta-feira (9), voltam a realizar atendimento as Ciretrans de São Gonçalo, Nova Friburgo, Itaperuna, Araruama, Volta Redonda e Duque de Caxias. No dia 16 de setembro, será a vez de Teresópolis, Petrópolis, Nilópolis, Maricá, Campos dos Goytacazes e Rio Bonito.
Nas Ciretrans é possível tirar dúvidas sobre procedimentos do Departamento, realizar o licenciamento anual (emissão do CRLV), fazer a comunicação de venda de veículos e abrir processos administrativos.
Os únicos serviços que necessitam de agendamento nas Ciretrans são o licenciamento anual, disponível em todas as unidades que serão reabertas, e os procedimentos para vistoria veicular, como transferência de propriedade, troca de município ou estado e segunda via de CRV (Certificado de Registro de Veículo), disponíveis, por enquanto, somente no posto de Maricá.
O agendamento pode ser realizado pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042).
A lista com os locais e serviços disponíveis está no seguinte link. Na sede, no Centro do Rio, o atendimento acontece das 8h às 16h; nos postos de vistoria, das 9h às 17h; nas USVs, das 9h às 17h; e nas unidades do Rio Poupa Tempo (RPT), das 8h às 17h.
O Detran.RJ tabém irá reabrir em setembro mais 15 postos de vistoria e 15 Unidades de Serviço Veicular (USV). Com isso, serão 64 postos de atendimento do setor de veículos em funcionamento até agora.
Veja a lista com as novas unidades:
Postos de vistoria – Cocotá (Ilha do Governador), Parada de Lucas, Magé, Mesquita, Paracambi, Cachoeira de Macacu, Itaboraí, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Valença, Cordeiro, Macuco, Casemiro de Abreu e Campos I (Rua XV de Novembro).
Unidades de Serviço Veicular – Na Região Metropolitana, Barra da Tijuca (Downtown), Campo Grande (West Shopping), Centro I (TJ), Centro II (15º Ofício), Guadalupe (Shopping Jardim Guadalupe), Iraja (Shopping Via Brasil), Ipanema (Complexo Rubem Braga), Recreio (Américas Shopping), Sulacap (Jardim Sulacap), Itaguaí (Pátio Mix), Itaboraí (Plaza Shopping), Niterói I (Rua Desidério de Oliveira) e Niterói II (Niterói Shopping). No interior, Resende (Pátio Mix) e Cabo Frio (Unamar).
Ciretrans: Na próxima quarta-feira (09/09), voltam a realizar atendimento os postos de São Gonçalo, Nova Friburgo, Itaperuna, Araruama, Volta Redonda e Duque de Caxias, e no dia 16 de setembro será a vez de Teresópolis, Petrópolis, Nilópolis, Maricá, Campos dos Goytacazes e Rio Bonito.
CRLV Digital
A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pode ser baixada em celulares ou tablets, é válida em todo o território nacional e substituiu completamente o documento obtido no Detran. O passo a passo está disponível no site do departamento ou no link. Para ter acesso, basta quitar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do banco Bradesco, e o seguro DPVAT, no site da seguradora Líder.
A exceção é para veículos de carga, ônibus, micro-ônibus e transporte escolar que ainda precisam emitir o documento nos postos do Detran, pois esses veículos possuem particularidades, além de ser necessário a apresentação de outros documentos como registro na ANTT e CSVs.
Calendário de Licenciamento
O Detran prorrogou o calendário de licenciamento anual de veículos por causa dos impactos da pandemia. Com a ampliação do prazo, os motoristas do Estado do Rio ganharam mais tempo para retirar o CRLV 2020, seja ele físico, impresso nas unidades do departamento, ou digital, pelo aplicativo. Confira o novo calendário:
- Finais de placa de 0 a 2 – até 30 de setembro de 2020
- Finais de placa de 3 a 6 – até 31 de outubro de 2020
- Finais de placa de 7 a 9 – até 30 de novembro de 2020