A Lagoa de Geribá, em Búzios, se tornou cenário de preocupação devido ao despejo irregular de esgoto por parte de casas e pousadas no entorno. O problema se agrava com estabelecimentos comerciais e residenciais que ainda não se conectaram corretamente à rede de esgotamento sanitário implantada pela Prolagos, concessionária responsável pelo serviço na região.
Uma moradora registrou a situação em um vídeo, evidenciando uma poça de líquido escuro, semelhante a esgoto, à margem da lagoa, contaminando o solo. A responsabilidade de cada cidadão é realizar a conexão correta do sistema de esgotamento sanitário residencial à rede que irá direcionar o material para a Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro São José. Contudo, é dever do poder público monitorar se essa obrigação está sendo cumprida.
Questionada sobre a situação, a Prefeitura afirmou que tem adotado medidas rigorosas para combater práticas inadequadas. Quando identificada a irregularidade, o responsável é autuado e multado, com ações imediatas para conter o despejo, concedendo um prazo para regularização.
A Lagoa de Geribá possui um cinturão de recolhimento de esgoto. Até o momento, 65% do entorno da lagoa conta com a tubulação para coleta do esgoto, o que representa 42.300 litros de esgoto recolhidos por dia.
A Prolagos, no entanto, não expandiu e implantou totalmente a rede para atender a toda a população, deixando alguns trechos desassistidos. Nessas áreas sem saneamento básico, o esgoto continua sendo despejado no meio ambiente devido à falta de infraestrutura da concessionária.
Embora alguns imóveis ainda utilizem fossas, filtros e sumidouros, a Prefeitura assegura que está ativamente trabalhando para garantir que a rede separadora de esgoto seja expandida, visando a preservação ambiental.
Por meio de nota, a Prolagos disse que a expansão da rede de esgoto está prevista no plano de investimentos da concessionária, que aguarda a aprovação da Agência Reguladora. Enquanto a expansão da rede não é concretizada, o Código de Postura Municipal determina que os imóveis sejam ligados ao sistema próprio de fossa e filtro.