Pular para o conteúdo
Search

Desempenho físico dos jogadores no 2º jogo do Brasil na Copa do Mundo

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O Brasil jogou, na sexta-feira (22/06), sua segunda partida na Copa do Mundo contra a seleção da Costa Rica no estádio Zenit São Petersburgo, o mais caro dos estádios construídos pelo governo da Rússia, com um bilhão de dólares como custo, cerca de 3,7 bilhões de reais.

O Brasil venceu 10 dos 11 confrontos que teve com a seleção da Costa Rica. Apesar das estatísticas do jogo ter sido predominantemente brasileiro, como por exemplo 72% de posse de bola contra 28% da equipe da Costa Rica, o Brasil somente conseguiu marcar seu primeiro gol com o jogador Philippe Coutinho nos acréscimos do jogo. O placar foi ampliado para 2 x 0 também na mesma situação com o jogador Neymar.

Ao contrário do primeiro jogo contra a forte seleção da Suíça, que aconteceu no período noturno na arena Rostov com temperaturas de 25 graus, a jogo contra a Costa Rica foi na cidade de São Petersburgo, com diferença de 20 graus nos termômetros, isso explicado pela imensidão geográfica do país.

Mais uma vez, o jogador Coutinho teve a melhor performance física na partida, com 11 km corridos. Segundo o preparador físico da seleção Fábio Mahseredjian, Philippe teve uma mudança de postura e vem evoluindo fisicamente. Ganhou peso, massa magra e potência muscular.

Neste jogo em especial, vimos uma seleção jogando em baixo do sol das 15h no horário russo, mas com uma enorme disposição de vencer a partida. Mesmo após o acréscimo, os jogadores não desistiam fisicamente de correr atrás de vitória que dava uma suposta classificação para a próxima fase do mundial. Isso tudo gera um desgaste físico e psicológico, além de desidratação dos jogadores.

A equipe da Costa Rica veio com uma proposta defensiva, com cinco jogadores bem compactos no meio de campo, o que dificultava a entrada de bola da equipe brasileira. A aposta da equipe ficava por conta dos contra-ataques que os costarriquenhos tentavam encaixar durante o jogo. Isso também provocou nos adversários um desgaste físico muito grande, sendo que ao final da partida dava para observar nos jogadores caindo em campo com dores musculares.

Autora: Prof. Dra. Bárbara Schausteck de Almeida da Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.

 

 

 


(Foto Capa: Lucas Figueiredo/CBF)e

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.