Search
Degradê com CSS
Amadeu Roberto Garrido de Paula é advogado, sócio do Escritório Garrido de Paula Advogados.
Amadeu Roberto Garrido de Paula é advogado, sócio do Escritório Garrido de Paula Advogados.

Por Amadeu Roberto Garrido

 

Amadeu Roberto Garrido de Paula é advogado, sócio do Escritório Garrido de Paula Advogados.
Amadeu Roberto Garrido de Paula é advogado, sócio do Escritório Garrido de Paula Advogados.

Já que se inviabiliza uma Assembleia Nacional Constituinte para nos alçar do lodo, o nome de alguém apaixonado pelo direito constitucional e, no mínimo, com a Constituição vigente e deveras inaplicada, veio à tona,  segundo os jornais, por convite feito pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB – ao Dr. Carlos Ayres Britto.

 

A resposta foi a necessidade de reflexão. E quem não a faria, neste espetáculo de horrores? Ser convidado a tão honroso cargo movimenta as honrarias, mas trata-se de um desafio extraordinário, num país que adotou o sistema presidencialismo de coalizão; verdadeiramente, muito mais de cooptação. O Brasil precisa desvencilhar-se dessas amarras putrefatas.

 

A policitagem tomou todas as vestes da Política, do cuidado zeloso à coisa pública, que pode e deve fluir sob as forças sociais, regidas, não tocadas por um estado onipresente em seu intervencionismo, imprevisível, desestabilizador. Não se trata da governança absenteísta, mas da ordenação do Estado democrático e do bem-estar social. Teoricamente, não temos dúvida de que o nome cogitado pelo PSB reúne todas as condições ao desempenho dessa necessidade. Como na prática a teoria é outra, a candidez teórica não resolve. Como fazer? Deixar passar (laissez faire, laisser passer), 2018, para que a “invisible hand” nos traçe na próxima o melhor dos mundos, parlamentarismo, presidencialismo, coalização, cooptação ou corrupção? Nosso chafurdamento, do qual talvez não mais saiamos, ou seja muito difícil sair, por nossos filhos e netos (heranças malditas que lhes deixaremos), será a consequência inevitável de uma enorme frustração, que se anuncia em todos os horizontes.

 

O nome cogitado tem horror a autoritarismo, e o demonstrou no Supremo Tribunal Federal -STF. É possível chegar às metas com autoridade, sem excessos. Autoridade só na medida em que ela é necessária ao exercício da função pública, segundo nos ensinou o preclaro professor de direito Bandeira de Mello. De outro giro, se não nos equivocamos, foi o primeiro a distinguir, em sessão Plenária da Corte, entre projeto de poder e projeto político. Projeto de poder é o que embala a “classe política”; que não é classe e tem só esboço de classe enquanto estilo. Projeto político anima os homens de bem, certos de sua transitoriedade, certos de que serão capazes de contribuir à coisa ou ao caso público. A alternância dos mandatos é seu mandamento.

 

Vindo do pequeno Sergipe, nosso homem brilhou na República. Poderá tocar uma tarefa sem a qual não há saída..Reconstuirr as instituições, o Estado, a sociedade, as pilastras de um determinado mundo. Não poderíamos esquecer: é poeta. Para os poetas a vida é feita de fatos coloridos, mesmo nas ocasiões mais tristes (a pensar). Borges disse que, provavelmente, Whitman foi o único que fez de tudo um verso. Não foi Presidente dos EUA, mas o seria tranquilamente, sem deixar as poesias. Sabe de tudo o poeta, inclusive dos mistérios, ao contrário das infelizes criaturas que não sabem de nada.

 

 

 

 

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!