Pular para o conteúdo
Search

Desconstruindo o discurso de Bolsonaro em Davos

Por Diego Carvalho

Jair Messias Bolsonaro fez um discurso que deu o que falar em Davos, pois dos 40 minutos disponíveis, falou durante seis. Ao jantar, recatou-se em uma mesa sem investidores ou qualquer outro líder mundial, porém, pouco importa, ele é o presidente e não uma celebridade. Resistir não é fazer memes e piadinhas  desconexas, é, na verdade, desconstruir  discursos e cobrar as promessas.  Portanto, desconstruindo o discurso:

O presidente declara, ao seu modo pausado e redundante, que tem metas para combater corrupção e lavagem de dinheiro; seu método está exposto no texto “Dez Medidas Contra a Corrupção”. São elas: Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação; Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos¹; Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; Aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal; Reforma no sistema de prescrição penal; Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa dois²; Prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado³ e Recuperação do lucro derivado do crime.

Enumerei três desses itens e utilizarei de reportagens, envolvendo Bolsonaro, para refutá-las:

1. “Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos“: “O patrimônio do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) aumentou 427% em 12 anos. O salto aferido na declaração prestada à Justiça Eleitoral chama atenção em relação às informações verificadas em 2006 e 2018. Nesta terça-feira (14/8), ele divulgou patrimônio de R$ 2.286.779,48. Em 2006, possuía R$ 433.934,48.”(Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/politica-br/patrimonio-de-jair-bolsonaro-psl-cresceu-427-em-12-anos)

2. Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa dois:
Fux arquiva inquérito que investigava Onyx Lorenzoni por caixa dois.” (Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/fux-arquiva-inquerito-que-investigava-onyx-lorenzoni-por-caixa-dois-22757830.  Publicado em: 8 de junho de 2018.)
Não obstante, cinco meses depois, Onyx torna-se principal ministrotendo o nome delatado e assumindo o caixa 2:
“Em maio de 2017, Onyx foi um dos políticos citados por um dos diretores da empresa JBS como beneficiário de recursos em caixa 2.” (Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46066936).
Já Fux, continua atendendo como protetor da família Bolsonaro: “Fux suspende temporariamente investigação sobre ex-assessor de Flávio Bolsonaro” (Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/01/17/fux-suspende-temporariamente-investigacao-sobre-ex-assessor-de-flavio-bolsonaro.ghtml)

3. Prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado. “Defesa de senador [Flávio Bolsonaro] eleito pede para que caso mude de instância e barra avanço de investigação sobre ex-assessor. Ação contraria discurso da família sobre prerrogativa e constrange aliados e o ministro da Justiça, Sergio Moro.” (Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/17/politica/1547754056_100066.html).

  Continuemos a explorar o discurso. Bolsonaro diz que vai melhorar segurança pública como? Ninguém sabe, porém, deixo a opinião do presidente do Fórum Nacional de Segurança Pública: ” Se jogar duro for sufocar a capacidade financeira do crime organizado, ótimo. Se for melhorar as condições de trabalho dos policiais, ótimo. Agora, se for reproduzir a violência que o próprio crime organizado usa, é a coisa mais descabida do mundo.” (Disponível em: https://epoca.globo.com/discurso-de-bolsonaro-sobre-seguranca-bastante-preocupante-diz-presidente-do-forum-brasileiro-de-seguranca-publica-23321999). Devo dizer que ele tece alguns elogios ao Sérgio Moro.

Jair disse que somos o país que mais preserva o meio ambiente no mundo. Corrigindo: somos o país com mais leis de preservação ambiental. Mesmo assim, “Ranking bienal feito pelas Universidades de Columbia e Yale mostra quem é mais sustentável entre 180 países avaliados; Brasil é 46º, atrás de Cuba e Argentina.” (Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/os-20-paises-mais-verdes-do-mundo-em-2016/)

Jair disse que a agropecuária ocupa menos de 9% do território nacional, é verdade? De acordo com a NASA, ele está certíssimo ” o Brasil utiliza apenas 7,6% de seu território com lavouras, somando 63.994.479 hectares.” (Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/30972444/lavouras-sao-apenas-76-do-brasil-segundo-a-nasa).

Ele também afirma que quer melhorar a balança comercial como o seu “Projeto Fênix” não teve tempo de ser colocada em prática, não podemos saber se ele o fará ou não. Porém, é possível dizer que alguns fatores de tal projeto foram revogados, sendo eles: diminuição do número de ministérios e investimento alto em pesquisa. Um breve resumo do projeto pode ser encontrado no seguinte link: https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2018/10/conheca-propostas-de-bolsonaro-para-economia.html

Algo interessante sobre o discurso é que Jair declara a necessidade de tornar o Brasil um ponto turístico atrativo, mas, ao mesmo tempo, sai do pacto imigratório. “Governo Bolsonaro confirma saída de pacto de migração da ONU.” (Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/01/08/em-comunicado-a-diplomatas-governo-bolsonaro-confirma-saida-de-pacto-de-migracao-da-onu.ghtml). Resta saber se ele adotará um política melhor e mais flexível do que a do pacto do qual saiu.

O resto do discurso é mais do mesmo apresentado na campanha presidencial e não me preocuparei em mostrá-lo. Segue o discurso da Davos na íntegra: https://youtu.be/Y44wHQe9ZH

Diego Carvalho, jovem de dezoito anos, mineiro, é estudante do terceiro ano no curso técnico de hospedagem do Instituto Federal Fluminense, aos quinze anos – quando mudou-se para Búzios –, começou a se interessar e aprofundar o conhecimento sobre ciência política e história. Agora segue recebendo sugestões para que opine e faça divulgação científica de temas contemporâneos.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.