Search
Degradê com CSS

“Desato”, de Viviane Mosé e Duda Maia, ganha nova temporada no Teatro Firjan Sesi

Espetáculo mistura poesia, filosofia e dança em montagem que traduz a existência como experiência de libertação
Espetáculo “Desato”, de Viviane Mosé e Duda Maia, faz nova temporada no Teatro Firjan Sesi Centro até 16 de setembro /divulgação
Espetáculo “Desato”, de Viviane Mosé e Duda Maia, faz nova temporada no Teatro Firjan Sesi Centro até 16 de setembro /divulgação

Depois de uma temporada de sucesso no Teatro Ipanema, em abril, o espetáculo “Desato” retorna em nova temporada no Teatro Firjan Sesi Centro, no Rio, sempre às segundas e terças, até 16 de setembro, com ingressos a preços populares.

A montagem marca a estreia da filósofa e poeta Viviane Mosé como dramaturga de sua própria obra poética. Inspirado no livro homônimo, o espetáculo é realizado pela 8 Produção Cultural, com patrocínio da Eletrobras, via Lei Rouanet, e propõe uma experiência de cena onde a poesia se torna corpo, gesto e movimento.

Segundo Mosé, “Desato” nasce como resposta à dureza do mundo contemporâneo: “É para se abandonar pesos. Tirar e jogar fora, produzir leveza. Viver mais o agora e deixar de lado o passado e o futuro. Afinal, viver é bom sem os excessos de explicação e medo que nos rodeiam”.

Filosofia em movimento

Sob direção de Duda Maia, conhecida por integrar dança e teatro em suas criações, o espetáculo traduz no corpo as tensões existenciais presentes na poesia de Mosé. Em cena, as intérpretes-criadoras Ana Carbatti, Ana Paula Novellino e Letícia Medella exploram fisicalidade e emoção em uma dramaturgia que fala sobre amor, separação, encontros e solidão.

“Escolhi os poemas que mais me puxaram para o lado cênico. Existe uma dialética na obra da Viviane: a necessidade de nos relacionarmos e, ao mesmo tempo, a vontade de estarmos sós. O trabalho parte da fisicalidade das três atrizes”, explica Duda Maia.

A cenografia e o figurino são assinados por Karen Brusttolin, que criou uma espécie de roupa-instalação apelidada de “bololô”. Composta por várias peças que podem ser retiradas e recolocadas durante a cena, a proposta revela camadas, desconstrói e transforma o figurino em parte da narrativa.

Uma experiência de libertação

Para o elenco, “Desato” mexe intensamente com o público. “Quem não está preocupado com a própria existência está aonde?”, provoca Ana Carbatti. Já Letícia Medella destaca a porosidade da poesia de Mosé: “Ela acende a minha fogueira, me emociona, aciona o meu imaginário”. Para Ana Paula Novellino, a integração entre palavra e dança dá sentido pleno à proposta: “Podermos nos expressar fisicamente faz todo o sentido neste espetáculo, com a condução da Duda”.

A autora define o trabalho como uma experiência de livramento: “É o puro gesto de existir que precisa ser resgatado. Proponho desatar as mesquinharias”, afirma Viviane Mosé. A idealização do projeto é de Marilia Medina.

📍 Serviço – “Desato”
Local: Teatro Firjan Sesi Centro – Rio de Janeiro
Datas: até 16 de setembro, segundas e terças
Ingressos: preços populares

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Bar do Zeca Pagodinho lança nova carta de drinks em todas as unidades

Ocupação no setor de serviços cresce no Rio e chega a 1,4 milhão de pessoas

Macaé inicia operação de remoção de fios soltos em ruas e calçadas

Governo Federal vai comprar açaí, frutas e pescados de produtores afetados por tarifas dos EUA

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!