Nesta terça-feira(11), às 16h30 na Praça Santos Dumont, em Búzios, acontece a abertura do Desafio Solar Brasil 2018, a competição de barcos movidos a energia solar.
O evento que une esporte, educação e inovação, agitará a cidade, incluindo uma programação de Oficinas para estudantes da rede pública de ensino. Serão 16 diferentes Oficinas, que acontecem na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro e no Colégio Municipal Paulo Freire, nos dias 12 e 13 de setembro, nos turnos da manhã, tarde e noite (conforme tabela publicada ao final da matéria).
O DSB – Desafio Solar Brasil, é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, em parceira com a Prefeitura de Búzios, que em conjunto reúnem várias equipes de diversos estados do país em uma competição entre barcos elétricos movidos a energia solar.
O objetivo é estimular e popularizar o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade, além de estimular a otimização do gerenciamento energético dos sistemas elétricos das embarcações.
O projeto bota em prática todo o conhecimento dos estudantes adquirido nas salas de aula em uma competição que tem como foco a educação pelo trabalho. Com isso a competição não se torna uma simples corrida de barco e sim uma prova prática de conhecimentos em física, matemática, química, administração, náutica, comunicação e empreendedorismo.
A equipe vencedora da regata será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas a energia solar.
Confira mais informações em: http://buzios.rj.gov.br/