O catarinense Derek Adriano, de Navegantes, foi o destaque do primeiro dia do CBSurf Taça Brasil 5000 Búzios Open, realizado nesta quinta-feira (11) na Praia de Geribá, em Armação dos Búzios. Ele somou 13,17 pontos e registrou a maior nota da abertura do campeonato, com um aéreo avaliado em 7,50, assumindo a liderança parcial da competição.
“Estou muito feliz por estar aqui em Geribá. É a minha primeira vez em Búzios e quero agradecer a Deus por tudo o que está acontecendo na minha vida. O mar tem altas ondas, parecidas com as de onde eu moro, e agora é manter o ritmo para as próximas baterias”, disse Adriano.
No feminino, a paulista Julia Nicanor, líder do ranking nacional, também estreou com vitória, mesmo tendo entrado na chave inicial após perder o prazo de inscrição. Já a paulista Juliana Meneguel, quarta colocada na temporada, confirmou a boa fase e avançou para a segunda fase.
O torneio reúne mais de 200 surfistas de todo o país e distribuirá R$ 100 mil em premiação, além de definir vagas para a elite da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) em 2026. Entre os nomes confirmados estão campeões nacionais como Silvana Lima, Weslley Dantas, Artur Silva, Yanca Costa e Monik Santos.
O campeonato vai até domingo (14) e conta com transmissão ao vivo pelo CBSurfPLAY e pelo site cbsurf.org.br. No sábado (13), às 12h, será realizado um mutirão de limpeza na Praia de Geribá, aberto ao público, com participação de atletas, voluntários e moradores, em parceria com a Secretaria do Clima e Sustentabilidade de Búzios.
O CBSurf Taça Brasil Búzios Open é organizado pela FESERJ em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e a Associação de Surf de Búzios, com apresentação do Brasil Surfe Clube Aretê Búzios e apoio da Prefeitura e empresas locais.