O deputado Wadih Famous (PT) estará em Macaé neta quinta-feira (27) participando da Roda de Conversa, evento mensal, ao ar livre, organizado pelo vereador macaense Marcel Silvano (PT). Com o tema: Brasil Atual e Nossos Direitos, ambos debaterão, junto a população, sobre os direitos com as reformas Trabalhista e Previdenciária. As reformas, segundo estes parlamentares, tratam-se de ataques aos direitos dos trabalhadores e população mais pobre.
De acordo com Marcel, este é um evento em que a população terá a oportunidade de conhecer os impactos causados por estas reformas na vida das pessoas. “O Deputado está atuando no centro da confusão política do País. E teremos a oportunidade de ouvir sobre todos os efeitos desse momento na vida da gente”, disse o vereador.
A Roda de Conversa acontece na Av. Rui Barbosa, 551 – Centro, Macaé – RJ ( Em frente a sede do Nova Aurora)
Wadih Damous é advogado trabalhista. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro entre 2007 e 2012. No último período, presidiu a Comissão da Verdade do Rio e a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB. É mestre em Direito Constitucional e do Estado pela PUC-Rio e graduado em Direito na UERJ.
Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UERJ e, como advogado, atuou e defendeu os trabalhadores, especialmente à frente dos sindicatos dos Metalúrgicos e dos Ferroviários.
Antes da OAB-RJ, também foi presidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro em duas gestões, entre 2002-2006.
Em 2010, foi protagonista da Campanha pela Memória e pela Verdade, com foco na abertura dos arquivos da repressão. Ainda em sua gestão, criou a Comissão da Verdade da OAB, que reuniu elementos sobre o papel da Justiça Militar na ditadura.
Defende, no cotidiano, a urgência de reformas estruturais no sistema político e judicial e a a democratização da mídia e dos meios de comunicações. Além disso, Wadih é um defensor incansável de todos os direitos humanos, com atuação destacada no enfrentamento a quaisquer formas de opressão, em especial, as praticadas contra as mulheres e os jovens, em sua maioria negros e pobres que ousam protestar.
É autor do livro “Medidas Provisórias no Brasil: origem, evolução e novo regime constitucional”.