Na última quinta-feira (14), o deputado estadual Subtenente Bernardo (PROS) assumiu a presidência da Comissão de Prevenção e Combate a Pirataria no Estado. Segundo Bernardo, o Brasil perdeu R$ 193,1 bilhões em 2018 com o contrabando de mercadorias. Ainda de acordo com o deputado, mais de um terço somente no estado do Rio.
Em seu pronunciamento na Alerj, o Subtenente disse que “O prejuízo aumentou 32% em relação a 2017, resultado do aumento de pirataria, fraudes e falsificações. Dados do fórum Nacional Contra a Pirataria apontam que o crime organizado e as milícias financiam o comércio ilegal tendo como principal origem dos produtos o roubo de cargas. Hoje (quinta, dia 15) inicia mais uma missão e meu lema é: faca na caveira e nada na carteira”, falou.
Ainda na Alerj, Bernado falou sobre a sua experiência de 35 anos na Polícia Militar, combatendo os crimes. “A minha gestão vai ser mais de ação do que de conversa. A minha vida toda eu combati o tráfico de drogas. Então a minha finalidade é combater e prender. Mas não é prender aquele camelô que está vendendo na esquina. A gente quer é pegar esses contêineres que vêm da China, do Paraguai”, afirmou.