O deputado Chico Machado (SDD) é o novo Corregedor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), enquanto o cargo de Corregedor Substituto será ocupado pelo deputado Val Ceasa (Patriota). Os dois foram eleitos pela unanimidade dos parlamentares presentes em plenário, ou seja, 63 votos aceitos – a eleição aconteceu nesta quarta-feira (264). Os deputados exercem essas funções pelos próximos dois anos, até a nova eleição da Mesa Diretora do Parlamento Fluminense.
“Nosso objetivo é harmonizar o parlamento. Tive um período de adaptação dos colegas que chegaram. A questão ideológica obviamente vai existir, mas não pode ter agressão verbal e nem física. Este será o nosso lema à frente da Corregedoria da Alerj”, disse Chico Machado.
De acordo com ele, a Corregedoria vai proceder de forma tranquila e harmônica. “Mas, caso necessário, agiremos de maneira muito enérgica, como atuamos durante a comissão processante do ex-governador Witzel”, acrescentou o novo Corregedor.
Na mesma linha de Chico Machado, o deputado Val Ceasa afirmou que lutará pela harmonia da Casa. “Nós temos que trabalhar mais pela população e esquecer as ofensas físicas e morais. É necessário seguir uns aos outros e nos unirmos para lutar pelo povo do Rio de Janeiro”, afirmou.
De acordo com o Regimento Interno da Alerj, cabe ao corregedor parlamentar apresentar, perante a Mesa Diretora da Casa, a sindicância que demonstra indícios de conduta atentatória ou incompatível com o decoro parlamentar. A corregedoria parlamentar atua em conjunto com o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alerj, e também deve dar cumprimento às determinações da Mesa Diretora referentes à segurança interna e externa da Assembleia, entre outras atribuições.
Atuação parlamentar destacada
A votação foi por unanimidade dos deputados presentes, que fizeram elogios aos novos integrantes da Corregedoria. “Voto sim com louvor. Para quem acredita que a amizade verdadeira não se faz em política, o que levo daqui é o respeito e a ótima convivência com esses parlamentares eleitos”, disse o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), após dar seu voto.
Um dos deputados com o maior número de mandatários na Casa, Luiz Paulo (PSD) também elogiou os novos corregedores. “Conheci os parlamentares na Legislatura passada. O deputado Chico Machado foi presidente da comissão processante do ex-governador Wilson Witzel. Ele se portou como um democrata, festejador do regimento e da constituição. Com relação ao Val Ceasa, jamais o vi faltar a uma sessão, mesmo no expediente inicial, ele sempre marca presença”, defendeu Luiz Paulo.
Perfis dos eleitos
Natural de Macaé, no Norte Fluminense, Chico Macho, que tem 47 anos, iniciou uma carreira política como vereador de sua cidade natal, ainda com 20 anos, em 1996. O parlamentar, que ficou cinco mandatários na Câmara Municipal de Macaé, está em seu segundo mandato na Alerj. No Parlamento Fluminense, já integrou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi líder do governo. O novo corregedor parlamentar também já foi secretário de Estado de Governo (Segov) e é produtor rural. Ainda presidiu a Comissão de Impeachment do ex-governador Witzel.
Já o deputado Val Ceasa (Patriota), de 53 anos, é mineiro, da cidade de Nanuque, mas desde os 18 anos vive no Rio de Janeiro, trabalhando em um negócio familiar nas Centrais de Abastecimento do Estado do Rio (Ceasa-RJ) . Foi vereador da capital fluminense e está há dois mandatos na Alerj, sendo o atual presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rurais, Agrária e Pesqueira do Parlamento Fluminense.