Pular para o conteúdo
Search

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Entre os temas: o racismo ambiental (tema central de discussão) impactos ambientais, o espaço social das mulheres e as mudanças climáticas

Na última sexta-feira (17), a deputada do Partido dos Trabalhadores (PT), Marina do MST, esteve em Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro, para um encontro com diversas frentes sociais. A reunião ocorreu na sede do Cepro – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras e contou com a presença da Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de representantes dos trabalhadores rurais, movimentos por inclusão, entre outros.

Durante o evento, representantes do Cepro apresentaram os pontos importantes do Grupo de Trabalho que vai discutir junto à sociedade temas importantes para o 1º Fórum de Justiça Climática e Ambiental de Rio das Ostras. Entre os pontos: o racismo ambiental (tema central de discussão) impactos ambientais, o espaço social das mulheres e as mudanças climáticas.

A criação deste GT, coordenado pela pesquisadora Brenda Iolanda (UFRJ) visa promover um debate aprofundado com a comunidade e encontrar soluções viáveis para os desafios enfrentados pelas comunidades locais.

Além disso, discutiram sobre o programa Federal “Cozinha Solidária”, que visa somar para tirar o Brasil do mapa da fome e sobre a importância do Cepro estar presente na audiência pública do dia 27 de maio.

Guilhermina Rocha, presidente do Cepro, também expressou seu entusiasmo com a iniciativa e a reunião. “A presença da deputada Marina aqui em Rio das Ostras, na sede do Cepro, é um marco para a nossa comunidade. Discutir temas tão relevantes, como a sustentabilidade, e promover a valorização cultural são ações que fortalecem a nossa identidade e o nosso futuro enquanto um país que acredita na educação”.

FLIP – Marina do MST fez um anúncio significativo: o andamento na Alerj de um Projeto de Lei que visa transformar a Feira Lieterária e Cultural (Flic) em Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

“Este é um passo fundamental para o reconhecimento e valorização da nossa cultura local”, destacou a deputada, ressaltando a importância da Flic como um evento cultural significativo para a região.

“Em 2024, a Flic comemora a sua 8° edição que irá homenagear a cantora Leci Brandão, Mano Brown e os 50 anos do Hip Hop”, conta Leonardo Medeiros, coordenador da Flip.

O encontro reforçou o compromisso da deputada e das diversas frentes presentes em trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.