Na última sexta-feira (17), a deputada do Partido dos Trabalhadores (PT), Marina do MST, esteve em Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro, para um encontro com diversas frentes sociais. A reunião ocorreu na sede do Cepro – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras e contou com a presença da Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de representantes dos trabalhadores rurais, movimentos por inclusão, entre outros.
Durante o evento, representantes do Cepro apresentaram os pontos importantes do Grupo de Trabalho que vai discutir junto à sociedade temas importantes para o 1º Fórum de Justiça Climática e Ambiental de Rio das Ostras. Entre os pontos: o racismo ambiental (tema central de discussão) impactos ambientais, o espaço social das mulheres e as mudanças climáticas.
A criação deste GT, coordenado pela pesquisadora Brenda Iolanda (UFRJ) visa promover um debate aprofundado com a comunidade e encontrar soluções viáveis para os desafios enfrentados pelas comunidades locais.
Além disso, discutiram sobre o programa Federal “Cozinha Solidária”, que visa somar para tirar o Brasil do mapa da fome e sobre a importância do Cepro estar presente na audiência pública do dia 27 de maio.
Guilhermina Rocha, presidente do Cepro, também expressou seu entusiasmo com a iniciativa e a reunião. “A presença da deputada Marina aqui em Rio das Ostras, na sede do Cepro, é um marco para a nossa comunidade. Discutir temas tão relevantes, como a sustentabilidade, e promover a valorização cultural são ações que fortalecem a nossa identidade e o nosso futuro enquanto um país que acredita na educação”.
FLIP – Marina do MST fez um anúncio significativo: o andamento na Alerj de um Projeto de Lei que visa transformar a Feira Lieterária e Cultural (Flic) em Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
“Este é um passo fundamental para o reconhecimento e valorização da nossa cultura local”, destacou a deputada, ressaltando a importância da Flic como um evento cultural significativo para a região.
“Em 2024, a Flic comemora a sua 8° edição que irá homenagear a cantora Leci Brandão, Mano Brown e os 50 anos do Hip Hop”, conta Leonardo Medeiros, coordenador da Flip.
O encontro reforçou o compromisso da deputada e das diversas frentes presentes em trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.