A Marinha do Brasil, em parceria com outros órgãos meteorológicos, emitiu um alerta nesta quarta-feira (19) informando sobre a reclassificação de uma Depressão Subtropical para Depressão Tropical, nomeada como “Akará”. A tempestade está atualmente posicionada em alto-mar, aproximadamente 260 milhas náuticas (480 km) a sudeste de Arraial do Cabo-RJ, e está se deslocando para sul.
Existe uma preocupação crescente de que a Depressão Tropical se intensifique, evoluindo para uma Tempestade Tropical nos próximos dias. Ventos de até 45 nós (85 km/h) e ondas de até 5,0 metros são esperados ao redor do ciclone até a noite do dia 21 de fevereiro.
Apesar da iminente ameaça, não há previsão de mau tempo para a região litorânea do Rio de Janeiro devido à distância significativa da costa. Contudo, a Marinha do Brasil continua monitorando a situação de perto e mantém avisos de mau tempo em seu site.
A Marinha recomenda que navegantes consultem os canais oficiais antes de partir para o mar, e que comuniquem essas informações às comunidades de pesca e esportes recreativos.
Além dos canais oficiais, as informações meteorológicas podem ser acessadas por meio de aplicativos específicos como “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”, assim como nas redes sociais.
Para informações meteorológicas sobre o continente, o recomendável é consultar o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em seus respectivos portais e redes sociais.