Equipe não soube precisar o tamanho da área atingida
A equipe do Corpo de Bombeiros de Búzios conseguiu controlar as chamas que tomaram parte da vegetação de uma área no bairro Baia Formosa. Segundo a corporação, foram mais de 11 horas para conter as chamas do local, que começaram às 19h23 de quinta-feira (19) e combatidas às 6h42 desta sexta-feira (20). A equipe não soube precisar o tamanho da área, mas pelas imagens é possível ver a grande proporção do local atingido. Quatro carros da corporação auxiliaram o trabalho dos militares.
Os bombeiros não apuram causas do incêndio, mas que podem ter sido criminosas por ação do homem ou da própria natureza, com a união da baixa umidade do ar e tempo seco ampliada pela intensidade do vento, comum nessa época do ano na Região dos Lagos.
No início do mês, a Prensa fez uma reportagem sobre a preocupação das autoridades nessa época do ano, principalmente nos meses de agosto, setembro e outubro, quando há histórico de vento forte. Na ocasião, o diretor-assistente do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), Daniel Lopes, reforçou que atear fogo em vegetação ou mata é crime ambiental, independente da causa ou motivação, com sanções com base em legislações federais quanto em regulamentos estaduais e municipais e ainda fica sujeito a multa.
As denúncias podem ser feitas diretamente ao Corpo de Bombeiros, no telefone 193 ou diretamente com os órgãos ambientais.