A Praia de Manguinhos, em Búzios, se tornou local de uma discussão após relatos de leitores sobre o uso de motos aquáticas. Vídeos enviados pelos leitores mostram os equipamentos operando a menos de 200 metros da costa, violando as normas legais estabelecidas.
Um morador expressou sua preocupação: “Estou muito preocupado. Vi um hotel alugando quatro jet skis para qualquer sem noção que queira. Ontem passaram a 200 km/h entre três meninas remando e em seguida quase atropelaram meus alunos”, disse.
As reclamações envolvem também casos de menores aparentemente conduzindo as motos aquáticas perigosamente próximas à praia. A situação motivou um usuário das redes sociais a enviar uma denúncia à Capitania, de acordo com a publicação feita.
Outro ponto levantado é a falta de fiscalização em relação à obrigatoriedade da habilitação para conduzir as motos aquáticas.
O hotel A Concept Búzios, um dos locais de aluguel, emitiu uma nota afirmando o cumprimento das regulamentações. “A regulamentação é simples: tem que trafegar a mais de 200 metros da praia, e o condutor tem que ter habilitação. Se for diferente disso, é fora da lei, e o jetski é apreendido.”
Apesar das afirmações do hotel, moradores ressaltam que o problema persiste, especialmente em Manguinhos, e pedem uma atuação mais efetiva das autoridades para coibir o uso irresponsável das motos aquáticas.
A Associação de Moradores e Amigos da Praia de Manguinhos é Rasa (Amanrasa), está pedindo fiscalização a Capitânia/Marinha para que a legislação seja cumprida