Uma denúncia relacionada a merenda escolar do município de Búzios viralizou na manhã desta quinta-feira (19) no site Facebook. A postagem mostrava fotos de pedaços de carne impróprias para o consumo que, segundo a denúncia, seriam servidas aos estudantes da rede pública do município.
As fotos não permitiam afirmar que era mesmo em uma escola de Búzios e a postagem não tinha a informação de qual escola o fato teria ocorrido. A postagem no Facebook foi feita pelo empresário Alexandre Martins a partir de informação recebida via Wahtsap.
No entanto, a merendeira, Solange Mathias, postou nos comentários que a carne teria sido realmente distribuída em todas as escolas, e que as profissionais de cozinha tinham optado por não as servir aos alunos. No lugar foi servido ovo mexido.
“Nós merendeiras do Município recusamos a preparar essa carne hoje no almoço, quero deixar bem claro que tudo que fizemos é com amor e qualidade, nunca servimos nada para as crianças que não seja limpo e bem preparado, por esse motivo, pela nossa luta, pela nossa revolta que não fizemos e nunca vamos fazer. E o cardápio foi modificado para ovo mexido. ”, afirmou e ainda expos os fatos que teriam levado a categoria a uma paralização em março:
“Estamos trabalhando concursadas em uma cozinha terceirizada, não nos responsabilizamos pela qualidade do alimento. Mas o que não presta não servimos de maneira alguma as nossas crianças. Mas isso é fato: a qualidade da nossa merenda está péssima. ”.
O Prensa fez contato com a comunicação da Prefeitura de Búzios no momento em que recebeu a denúncia e obteve uma resposta horas depois. A Prefeitura afirma que a secretaria já estava ciente do acontecido e já havia solicitado a remoção da carne das escolas antes da denúncia ser feita nas redes socais. E, de acordo com a comunicação, ela (A Secretaria de Educação) teria orientado as merendeiras a não usarem a carne e sim ovos mexidos.
A Prefeitura ainda afirmou que o erro foi da empresa responsável pela merenda e ainda informou que aguardavam o memorando que notificou a empresa para tomarem as devidas providências.
CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (CAE)
Em Búzios há o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que é responsável por acompanhar e monitorar os recursos federais repassados pelo FNDE para a alimentação escolar e garantir boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos. Pais e alunos podem enviar denúncias e acompanhar o andamento do trabalho do CAE.