O Degusta Búzios está sendo sucesso de público, movimentando o setor turístico e a economia local, apresentando diversas novidades e tendências da gastronomia buziana.
No entanto, o impacto no município está além evento. A conscientização ambiental também foi pensada e inserida no Degusta. O festival gastronômico fechou uma parceria com a empresa Circulow que atua no município com compostagem de resíduos orgânicos, que consiste no processo de transformação dos materiais em adubo.
Pela primeira vez no festival gastronômico, haverá essa iniciativa, promovendo destino sustentável aos resíduos produzidos no Circuito Ossos. De acordo com um dos sócios da empresa, Léo Medina, a medida agrega valor ao material, gerando ainda preservação ambiental.
“Compostagem é o processo que transforma todo resíduo orgânico em adubo. Essa iniciativa evita que todo o material que iria para os aterros sanitários ou lençol freático, poluindo o meio ambiente, vire adubo, gerando valor agregado, ao invés de simplesmente virar lixo, contribuindo para preservação ambiental”, explica o empresário.
Ainda para o Circuito Ossos, a equipe Circulow sugeriu e recomendou ainda utilização de talheres e pratinhos biodegradáveis, feitos de cana de açúcar, que também podem ser compostados.
O Degusta Búzios faz parte do calendário de eventos do balneário e aconteceu entre os dias 4 a 7, e segue no próximo fim de semana, de sexta-feira (11) a domingo (13). O prato principal será comercializado por R$ 28,00 e a sobremesa por R$ 22,00.