Search
Degradê com CSS

Defeso do Camarão inicia em 28 de janeiro e Macaé se prepara para o período com repasses mensais de um salário mínimo

Quem não compareceu no prazo de inscrição ficará no cadastro reserva
PRATOS_FEST_CAMARAO-47

O período de Defeso do Camarão inicia no dia 28 de janeiro e encerra no dia 30 de abril. Entre esses dias será proibido o exercício da pesca de arrasto com tração motorizada para a captura da espécie. Para atender aos pescadores e marisqueiras, nestes três meses foi realizado cadastro específico, de forma prévia, para repasse de um salário por mês durante a proibição da pesca do crustáceo. Quem não compareceu no prazo de inscrição ficará no cadastro reserva.

Nesse período, é permitida somente a pesca do camarão-branco desde que não seja realizada por arrasto com tração motorizada. O período de defeso se aplica, de fato, à proteção de organismos aquáticos. Ou seja, consiste na interdição da pesca por uma temporada estabelecida, definida como a paralisação temporária da pesca para preservação da espécie, tendo como motivação a reprodução e/ou recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes.

Vale lembrar que no defeso, quem for flagrado desrespeitando a Instrução Normativa Ibama nº189/2008 pode ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa cujo valor varia de acordo com a quantidade de camarão, além da apreensão dos equipamentos de pesca.

Os camarões mais comuns da região são o Santana, Barba Russa e Sete Barbas. Com isso, o Defeso é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento. Dessa forma, o período favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.

Maiores informações estão disponíveis na Secretaria de Pesca, que funciona na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 534, Centro (Mercado Municipal de Peixes).

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Jorge Aragão e Alcione são atrações confirmadas no Festival Sesc de Inverno em Búzios

Interdições no trânsito marcam preparativos para o Festival do Camarão na Praia do Siqueira

Internações por síndrome respiratória seguem acima do esperado no RJ, com baixa cobertura vacinal contra gripe

Búzios recebe novas bombas hidráulicas para reforçar drenagem e prevenir alagamentos em Manguinhos e Cem Braças

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!