Search
Degradê com CSS
Imagem: Prefeitura de Araruama/Reprodução
Imagem: Prefeitura de Araruama/Reprodução
Publicidade

Durante 3 meses ficam proibidas todas as modalidades de pesca

A Laguna de Araruama é o maior complexo lagunar de água salgada do mundo e um dos cartões postais mais importantes da Região dos Lagos. A partir deste mês de agosto, a laguna entra em seu período de defeso, em que ficam proibidas todas as modalidades de pesca.

A medida foi criada com o objetivo de paralisar temporariamente a pesca para a preservação das espécies viventes no local, em época de reprodução ou de recrutamento, período em que as espécies atingem certo tamanho e maturidade reprodutiva, e ficam sujeitos à pesca.

O defeso da Laguna de Araruama teve início no dia 01 de agosto, e irá durar até o dia 31 de outubro, sendo válido para os municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Pescadores artesanais profissionais com cadastro regular no INSS podem receber um auxílio de um salário mínimo (R$ 1.045), chamado de “seguro defeso”.

Segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), quem for flagrado desrespeitando a proibição, terá penalidades previstas, que vão desde multas à detenção, além de apreensão dos petrechos de pesca, conforme a Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e o Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008.

A fiscalização do defeso é feita pela Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com os agentes dos municípios que margeiam a lagoa.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Arraial do Cabo sedia 10ª edição da WTR com recorde de inscritos e ações de sustentabilidade

Prefeito se reúne com Estado e cobra início de obras em bairros de Búzios

Instalação sensorial alerta para a violência infantil em Tamoios no distrito de Cabo Frio

Búzios sedia lançamento do Programa Novas Rotas, da Embratur, voltado à internacionalização do turismo na Costa do Sol

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade