Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Defesa Civil vistoria antiga ponte desativada entre Barra de São João e Tamoios

Estrutura de 1942, desativada desde 1959, sofre deterioração e segue como ponto turístico às margens do rio São João
Defesa Civil vistoria antiga ponte desativada entre Barra de São João e Tamoios; ruínas são ponto turístico no rio São João / foto divulgação
Defesa Civil vistoria antiga ponte desativada entre Barra de São João e Tamoios; ruínas são ponto turístico no rio São João / foto divulgação

A antiga ponte que ligava o distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, ao distrito de Tamoios, em Cabo Frio, voltou a ser alvo de atenção. Na manhã desta quarta-feira (31), a Coordenadoria de Defesa Civil de Casimiro de Abreu, com apoio técnico do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), realizou uma vistoria na estrutura, desativada desde 1959.

Construída em 1942, a ponte foi retirada de uso após a inauguração de uma nova travessia no início da década de 1960. Desde então, o desgaste natural provocado pelo tempo e pela ação das marés tem comprometido ainda mais a sua estrutura. Segundo pescadores e navegadores que circulam pelo rio São João, os restos da construção representam risco potencial à navegação e podem causar impactos ambientais.

A vistoria foi feita por embarcação e contou com a presença do secretário de Obras e Serviços Públicos, Vitor Stutz; do subsecretário Lúcio Henrique de Oliveira; do coordenador da Defesa Civil, Marcelo Salviano; da engenheira do DER-RJ, Rosane Mendes; e do engenheiro especialista em pontes, Eduardo Valeriano.

De acordo com a Defesa Civil, a equipe técnica do DER irá elaborar um relatório fotográfico detalhado, que será entregue ao órgão municipal nos próximos dias. A partir dele, serão definidos os próximos passos quanto ao tratamento da estrutura remanescente.

Patrimônio e memória
Apesar de sua desativação e do desabamento parcial ocorrido na década de 1970, os escombros da ponte nunca foram removidos — responsabilidade que caberia ao governo estadual na época. Com o passar dos anos, as ruínas ganharam novo significado, transformando-se em ponto turístico e cenário fotográfico para moradores e visitantes que se encantam com a paisagem melancólica e singular às margens do rio São João.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios conclui retirada de quiosques em João Fernandes e João Fernandinho

Troca de comando na 5ª Cia da PM em Búzios

Obras do Estado somam 38 km de intervenções na Região dos Lagos

12ª edição do ‘Surf Experiences’ chega à Búzios com Phil Rajzman e estreia de documentário

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]