Search
Degradê com CSS

Decreto que limita ambulantes nas praias de Búzios completa um mês

Praia da Azeda
Praia da Azeda

Completando um mês em vigor nesta semana, o Decreto Municipal nº 2.824/2025, publicado pela Prefeitura de Búzios em 27 de maio, impôs novas regras para o comércio ambulante nas praias, praças e logradouros públicos do município. A medida estabelece limites máximos de autorizações por localidade, proíbe a atuação com pontos fixos como quiosques ou barracas permanentes e regulamenta as formas permitidas de venda como itinerante ou com ponto móvel (carrinhos e estruturas desmontáveis).

O decreto classifica os ambulantes em três categorias: itinerantes (produtos transportados no corpo), ponto móvel (equipamentos desmontáveis), e ponto fixo, que está terminantemente proibido. A regra vale para todas as praias e vias públicas de Búzios, incluindo áreas como Azeda, Azedinha, Brava, Canto, João Fernandinho, Forno, Foca, Manguinhos, Ossos, Rasa e as praças da cidade.

O impacto mais direto ocorre nas praias com maior fluxo de visitantes, como Geribá (92 autorizações itinerantes e 140 móveis), João Fernandes (93 / 50), Ferradura (43 / 60) e Tartaruga (23 / 15). Ambulantes que já possuíam registro válido foram mantidos, desde que estejam com a documentação regular e em dia com o pagamento de taxas. Quem atuava sem qualquer autorização formal, no entanto, foi considerado irregular e está impedido de continuar nos espaços públicos. A fiscalização é feita diariamente pela Coordenadoria de Posturas da Secretaria de Segurança e Ordem Pública.

Praia de Geribá

Foco em ordenamento, mas exclusão e excesso preocupam

Segundo a Prefeitura, o objetivo da norma é evitar a ocupação desordenada dos espaços públicos e garantir uma atividade econômica legalizada, principalmente diante do crescimento do turismo em Búzios. No verão passado, a cidade recebeu mais de 900 mil visitantes, segundo dados da Secretaria de Turismo, e registrou também a maior temporada de cruzeiros da história, com 86 atracações no píer da Armação entre novembro e abril. Esse cenário, que exige planejamento e estrutura, motivou a adoção de medidas mais rígidas para disciplinar o comércio informal nas praias.

Apesar disso, o decreto também acendeu o alerta sobre o impacto social entre os trabalhadores que tiravam dali o sustento. Não há, até o momento, qualquer previsão de abertura de novas vagas ou criação de programas de transição. Além disso, a Prefeitura informou que não existe no município nenhuma associação formal de ambulantes, e que as decisões foram tomadas com base em dados técnicos internos.

Outro ponto que gerou preocupação foi levantado por moradores das praias de Manguinhos e da Rasa. Eles questionam que o número de licenças autorizado pelo decreto nessas regiões pode ser maior do que a estrutura natural das praias comporta. Em ambas as localidades, a faixa de areia é estreita e, em períodos de maré alta, a área útil diminui significativamente, o que pode empurrar os ambulantes e frequentadores para a restinga, uma área de proteção ambiental sensível e que exige cuidado.

Em nota, a Câmara Municipal de Armação dos Búzios afirmou que ainda não foi procurada por entidades representativas dos trabalhadores ambulantes em relação ao decreto, mas ressaltou que a edição de normas por decreto é prerrogativa do Poder Executivo. Ainda assim, o Legislativo declarou que está à disposição para dialogar com o Executivo, caso seja acionado, com o objetivo de buscar alternativas que conciliem a organização dos espaços públicos com a preservação dos direitos dos trabalhadores e a garantia de sustento de famílias buzianas.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Detonautas abre Búzios Biker Fest com explosão de energia e mensagem de amor

Chuva, vento e granizo: Búzios entra em alerta de tempestade nesta sexta (29)

Lollapalooza Brasil 2026 anuncia line-up com 71 artistas e 17 estreias no país

Arraial do Cabo debate criação de rede integrada de proteção à infância e adolescência

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!