Departamento padroniza procedimentos para produção audiovisual no balneário
A Prefeitura de Búzios estabeleceu por meio do Decreto nº 1.753 o Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual – Búzios Film Commission. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver, modernizar e fortalecer a economia criativa e a atividade audiovisual no município. A ideia é padronizar procedimentos para filmagens e gravações que contribuam com o desenvolvimento econômico e a criação de empregos na cidade. O departamento é vinculado à Secretaria Municipal de Turismo.
A cidade, que já foi cenário de muitas gravações de novelas, documentários e filmes, está regulamentando todo o procedimento para realização de atividades audiovisuais no município. Como acontece em outras cidades do Brasil e do mundo, a implementação de uma film commission visa o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem, facilitem e apoiem a produção audiovisual – cinematográfica, televisiva ou publicitária. Dessa forma o município adentra ao mercado audiovisual promovendo turismo e favorecendo o acolhimento de produções nacionais e internacionais, além de gerar emprego e renda para artistas, técnicos e prestadores de serviço.
O escritório ficará responsável por coordenar, centralizar e simplificar as atividades e acompanhará tudo que envolve as solicitações e permissões de gravação em áreas públicas. O município quer tornar a cidade atrativa como destino privilegiado para filmagens em suas locações podendo estabelecer convênios, termos de parceria e cooperação, acordos operacionais e similares com entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, por meio da Secretaria de Turismo.
O Escritório de Apoio à Produção Audiovisual será constituído por um conselho Deliberativo, um Conselho Consultivo, um chefe de escritório e um adjunto. As despesas decorrentes da execução são com base nas dotações orçamentárias próprias da pasta do Turismo.
O Búzios Film Commission foi apresentado por Steve Solot, da Film Commission América Latina num encontro que reuniu representantes do poder público, entidades e sociedade civil no mês passado.
Confira o decreto na íntegra clicando aqui.