Search
Degradê com CSS

Declaração de próprio punho passará a valer como comprovante de residência em Cabo Frio

Lei foi sancionada e publicada no Boletim Oficial de sexta-feira (6), mas precisa ser regulamentada

Comprovar o endereço não é tarefa fácil quando a exigência é que o documento esteja no próprio nome. Para quem mora de aluguel ou com parentes torna o processo mais burocrático. Mas a Lei nº 3.490, recém sancionada em Cabo Frio, veio para facilitar a comprovação. Desde sexta-feira (6), a declaração de próprio punho foi autorizada a valer como comprovante de residência, mas precisa ser regulamentada pelo município, que estabelecerá sua fiscalização.

De acordo com a lei, de autoria do vereador Oseias Rodrigues, “a declaração manuscrita se tornou será válida, mas é preciso ciência do autor de que a falsidade de informação o sujeitará às penas da legislação pertinente. A autenticidade da assinatura do subscritor será dada pelo servidor público com a devida conferência do documento”.

A legislação diz ainda que “a não aceitação da declaração de próprio punho, como prova de residência, deverá ser fundamentada e documentada a fim de fornecer uma via ao autor e outra via deverá ser encaminhada à chefia imediata para apuração e providências que o caso requerer”.

A lei deverá ser fixada em local visível em todas as repartições públicas que façam atendimento ao público. Procurada pela Prensa, a Prefeitura de Cabo Frio não informou quando pretende regulamentar a lei. Acesse a legislação na íntegra clicando aqui.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!