Search
Degradê com CSS

Decisão judicial sobre afastamento de servidor em Búzios é revogada em segunda instância

Solicitado pela Prefeitura, a análise preliminar deferiu a suspensão do afastamento do servidor e parte da determinação relacionada à análise prévia de processos para emissão de guias de recolhimento
prefeitura de búzios

A recente decisão da 2ª Vara da Comarca de Armação dos Búzios, que determinou o afastamento imediato de um servidor público municipal da atividade tributária, foi revogada em segunda instância pela Oitava Câmara de Direito Público. A análise preliminar, conduzida pelo Desembargador José Roberto Portugal Compasso, deferiu o efeito suspensivo sobre o afastamento do servidor solicitado pela Prefeitura e parte da determinação relacionada à análise prévia de processos para emissão de guias de recolhimento.

A Prefeitura de Búzios, que argumentou que a decisão anterior extrapolou o caso, afastando o servidor sem permissivo legal. O caso ainda será apreciado ainda pelo colegiado da Oitava Câmara.

Sobre o caso

A decisão original da 2ª Vara da Comarca de Armação dos Búzios, emitida pelo Juiz Danilo Marques Borges, foi relacionada a um Mandado de Segurança Cível movido pela Associação dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais do Estado do Rio de Janeiro (AFIMERJ). O processo, de número 0801321-26.2022.8.19.0078, resultou no afastamento imediato do coordenador do setor de fiscalização tributária e na abertura de uma investigação contra o prefeito Alexandre Martins por possível crime de responsabilidade.

A sentença do juiz reconheceu violações recorrentes ao Código Tributário Municipal de Armação dos Búzios, impondo uma multa pessoal de R$ 15.000,00 a cada ato em discordância com a decisão. A liminar, agora sob cumprimento provisório, destaca a centralização do servidor no despacho de processos tributários.

A administração municipal, em comunicado oficial, esclareceu a decisão judicial e reafirmou o compromisso com a legalidade e respeito às decisões judiciais. De acordo com a Prefeitura, o servidor citado não exerce o cargo de coordenador do Cadastro Imobiliário e de Fiscalização desde 2 de janeiro de 2023, atuando no cargo efetivo de Fiscalizador Tributário.

A Prefeitura destacou ainda estranheza no afastamento, pois não foi apontada qualquer irregularidade em sua função de lançamentos de tributos, e reforçou o compromisso em colaborar plenamente com as autoridades para esclarecer os fatos.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Funcionárias do Hospital de Arraial criam projeto para entreter pacientes internados

MPF abre consulta pública para combater racismo no futebol e recebe propostas até 23 de abril

Feirão da Manserv oferece 44 vagas no setor de Óleo e Gás em Macaé

Castrações gratuitas chegam ao bairro em Cabo Frio São Cristóvão na próxima semana

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!