Search
Degradê com CSS

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

Prefeito Alexandre Martins se reúne com representantes do setor e defende a capacidade da cidade para sediar eventos científicos
Prefeitura de Búzios reage ao veto da Interfarma a congressos médicos e articula carta para reverter decisão da entidade / foto divulgação PMAB
Prefeitura de Búzios reage ao veto da Interfarma a congressos médicos e articula carta para reverter decisão da entidade / foto divulgação PMAB

A decisão da Interfarma – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa – de proibir seus associados de realizar congressos médicos em cidades turísticas, como Búzios, provocou forte reação entre empresários, médicos e autoridades da Região dos Lagos. Segundo a entidade, o caráter turístico das cidades poderia “comprometer o foco técnico-científico dos eventos”. No entanto, a permissão para realização em outros destinos igualmente turísticos no Brasil levantou críticas quanto à incoerência dos critérios adotados.

De acordo com estimativas do setor hoteleiro, os congressos médicos em Búzios geram impacto de mais de R$ 40 milhões por ano, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e o comércio local. Em toda a Região dos Lagos, o impacto chega a R$ 150 milhões anuais. A cidade também é sede do tradicional Congresso Fluminense de Cardiologia, realizado desde 2002, reunindo profissionais de todas as regionais do estado.

A resposta do município veio em reunião realizada nesta semana, quando o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, recebeu representantes da área médica e do setor hoteleiro para discutir medidas de enfrentamento à decisão da Interfarma. Estiveram presentes o presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro – Regional Lagos, Dr. Anderson Simas; os empresários Luiz Guedes (Hotel Atlântico Búzios), Rodrigo Ricarte (Hotel Rio Búzios) e Cristiano Marques, que atua na expansão do turismo na cidade.

Búzios é um dos destinos mais preparados do estado para eventos e congressos. Temos uma grande rede hoteleira, o maior centro de convenções da Região dos Lagos, localização estratégica e uma estrutura pronta para receber o turismo de negócios. Não faz sentido essa exclusão”, afirmou Alexandre Martins.

Como encaminhamento, o grupo propôs a elaboração de uma carta conjunta assinada por prefeitos da Região dos Lagos solicitando a revisão da medida e o reconhecimento da capacidade técnica e estrutural da região para receber eventos científicos de grande porte.

A carta deverá ser encaminhada oficialmente à Interfarma nos próximos dias, como parte do esforço político e institucional para manter Búzios como destino de eventos científicos e garantir a manutenção do impacto econômico positivo gerado por esse segmento para o município e toda a região.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura atribui à falta de recursos cancelamento da etapa estadual de Motocross em Búzios

Maricá divulga programação de aniversário com shows de Alceu Valença, Elba Ramalho, Simone Mendes e Marcelo D2

Ex-prefeito Fernando Collor é preso em Maceió após condenação por corrupção e lavagem de dinheiro

Cine Bardot divulga programação do Festival de Cinema Europeu Imovision em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!