Na próxima segunda-feira (30) das 9h às 12h, acontece no IFF Campus Cabo Frio, na Estrada de Búzios, a mesa de debate ‘Crise, Golpe e os Impactos na Educação’. O evento é promovido pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (SINASEFE) IFFluminense. No encontro será debatido tanto as políticas em esfera nacional que impactam no subinvestimento na educação, como o corte de verbas, a PEC dos gastos, que congelou os investimentos nos próximos 20 anos.
Como também debater que isso faz parte de uma política geral em vigor no governo nacional, que é colocar nas costas da população e trabalhadores os efeitos de uma crise construídos pelos governantes e pelas grandes corporações. Mas as soluções sempre passam por sacrificar mais o povo com reforma da previdência que vai dificultar a aposentadoria, reforma trabalhista que retira direitos dos trabalhadores e também com corte de verbas em de áreas estratégicas como saúde e educação.
A mesa será composta por convidados atuantes na luta pela Educação, com o deputado federal Chico Alencar, graduado em História na Universidade Federal Fluminense, foi professor no ensino fundamental e médio do Rio de Janeiro, nas redes pública e privada.
É mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas, tendo apresentado uma dissertação sobre o movimento das Associações de Moradores do Rio do qual foi um dos principais líderes no início dos anos 1980, tendo presidido a Federação das Associações de Moradores do Estado (Famerj).
É membro da Comissão de Direitos Humanos e do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, e vice-líder do seu partido na câmara. Desde 2006, tem sido incluído na lista dos “100 parlamentares mais influentes do Congresso”, divulgada anualmente pelo Diap.
Iniciou sua militância política no movimento estudantil secundarista e na Juventude Estudantil Católica (JEC) e, posteriormente, em associações de bairro do Rio de Janeiro. Ligado à Teologia da Libertação e à esquerda católica, foi fundador e presidente da Associação de Moradores da Praça Sáenz Peña (AMOAPRA) e também da Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro (Famerj). Extinto o pluripartidarismo, optou pelo MDB, e filiado ao PT, foi vereador no Rio de Janeiro por dois mandatos, de 1989-1992, e de 1993-1996.
Outro a fazer parte da mesa, o deputado estadual (RJ) e membro da Comissão de Educação da ALERJ, Flavio Serafini é professor de sociologia e político brasileiro, filiado ao PSOL. É professor-pesquisador afastado para exercer o cargo de deputado, da Escola Politécnica da Fundação Oswaldo Cruz.
Sua história com a militância começou aos 16 anos em defesa do passe livre e do acesso à cultura. Como estudante da Universidade Federal Fluminense, fez parte do Diretório Central dos Estudantes. Além do trabalho como professor da rede estadual e privada desde 2005, após 2007, se dedicou à fundação e construção do PSOL em Niterói, sendo presidente do Partido no município por duas gestões (2008/2010 e 2012/2014).
A vereadora de Niterói, Talíria Petrone, também participará. A parlamentar do PSOL é professora de história, mestranda em serviço social e desenvolvimento regional, estuda o papel das mulheres nas lutas urbanas. Para ela “as salas de aula sempre foram espaço de resistência e construção de outro mundo. Bem como as ruas, de onde não se furta a estar para lutar pela ampliação do direito das mulheres, contra o genocídio do povo negro, por uma educação libertadora e de qualidade, em prol da saúde pública e de uma cidade de direitos”. É militante do PSOL, hoje na direção estadual do partido e parte dos setoriais de mulheres e de negras e negros. Militante socialista, negra e feminista.
Além desses, os professores Ivanete Silva, Jullia Turrini, Rogério Carvalho e a líder do movimento estudantil Dani Monteiro também estarão presentes no evento.