Pular para o conteúdo
Search

“De Olho no Óleo” é tema de reunião virtual com associações de moradores

Campanha da Prolagos com a Reveg Resíduos vai reverter óleo de cozinha usado em alimentos para as famílias carentes

A pandemia do novo coronavírus impôs novos hábitos e formas de se relacionar mesmo à distância e na Prolagos, empresa do grupo Aegea, não foi diferente. As reuniões antes feitas presencialmente na sede da empresa ou das associações de moradores agora são online. Nesta semana, a Prolagos realizou um encontro digital com líderes comunitários de 14 entidade com o objetivo de estimular a arrecadação de óleo de cozinha usado para a campanha ‘De Olho no Óleo’, lançada no mês passado.

O bate-papo, conduzido pela equipe de Responsabilidade Social, criou uma oportunidade para que as associações trocassem ideias e experiências sobre a mobilização de solidariedade. Parcerias com grandes empresas de outros segmentos, restaurantes e lanchonetes, foram algumas das soluções levantadas para coletar mais resíduo e assim, levar mais alimentos ou produtos de limpeza e higiene para as comunidades participantes. ‘’Aqui no bairro estamos divulgando a campanha e nos mobilizando para passar em comércios, restaurantes e casas. Pretendemos conseguir alcançar uma grande quantidade de doações”, comenta Leandro Goulart, que representou a Associação de Moradores do Porto do Carro.

A presidente da Associação Viva Vida Mulher, Silvia Andrade, está contando com o apoio dos voluntários da entidade que vão recolher o óleo de cozinha usado no dia a dia. “Já temos vários parceiros que estão trazendo garrafas pets com óleo e estamos torcendo para conseguir um bom resultado para levar alimentos às famílias que já estão cadastradas em nossa associação”, diz Silvia, que também participou do encontro.

Os líderes comunitários, representantes dos bairros e equipes da Prolagos estão unidos com o mesmo propósito: arrecadar o máximo de óleo usado para ajudar as famílias que estão em situação vulnerável neste período. Por isso, a reunião virtual também foi realizada para informar uma novidade: para trocar o resíduo por alimentos não perecíveis ou produtos de higiene, as associações precisam arrecadar mil litros de óleo usado, metade do que foi proposto inicialmente. “Entendemos o momento que estamos passando e estamos presentes para ajudar os municípios que atendemos. O nosso foco com o ‘De Olho no Óleo’ vai além de conscientizar os moradores sobre a importância do descarte correto, estamos buscando minimizar os impactos financeiros causados pelo período de quarentena, que prejudicou diversos segmentos da economia”, declara Ricardo Azevedo, gerente de Responsabilidade Social da concessionária.

O programa de Olho no Óleo foi lançado no ano passado a fim de orientar a população a utilizar corretamente as redes públicas. O uso incorreto gera transtornos como transbordamentos de poços de visita, extravasamentos e até mesmo o retorno para os imóveis. O lançamento do resíduo nos ralos e vaso sanitário pode provocar entupimento da tubulação interna e atrair pragas que podem causar doenças como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase.

Caso uma associação queira se inscrever na ação, o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prolagos (www.prolagos.com.br). Para apoiar as entidades e o meio ambiente com a destinação correta do resíduo, basta espera-lo esfriar, colocar em uma garrafa de plástico e deixar na Associação de Moradores mais próxima.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.