Search
Degradê com CSS

Aprovação de Lula sobe para 33% em meio a julgamento de Bolsonaro e crise com Trump, mostra Datafolha

Avaliação positiva do governo atinge melhor índice do ano, enquanto reprovação se mantém estável em 38%
Aprovação do governo Lula sobe a 33%, melhor índice do ano, enquanto reprovação fica em 38%, mostra Datafolha / divulgação
Aprovação do governo Lula sobe a 33%, melhor índice do ano, enquanto reprovação fica em 38%, mostra Datafolha / divulgação

com informações da Folha de São Paulo

A aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 33% em setembro, o melhor resultado do ano, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (10). O índice se aproxima da reprovação, que está em 38%, enquanto 28% consideram a gestão regular.

O levantamento foi realizado na segunda (8) e terça-feira (9), com 2.005 entrevistas em 113 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Contexto político

A melhora ocorre em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF, acusado de liderar uma trama golpista, e ao acirramento da crise diplomática com os Estados Unidos após declarações de Donald Trump em defesa do aliado brasileiro.

Desde o início do ano, a aprovação de Lula oscilou: em dezembro de 2024, ele registrava 35% de ótimo/bom, 34% de ruim/péssimo e 29% de regular. Dois meses depois, os índices caíram ao pior nível de seus três mandatos (24%, 41% e 32%, respectivamente). Em julho, a avaliação estava em 29% de ótimo/bom, 40% de ruim/péssimo e 29% de regular.

Comparação com Bolsonaro

No mesmo ponto do mandato, Bolsonaro tinha 22% de aprovação e 53% de reprovação, segundo a série histórica do Datafolha, mostrando que, apesar da polarização, Lula apresenta desempenho superior ao rival.

Perfil da aprovação

O presidente é mais bem avaliado no Nordeste (45%), entre os menos escolarizados (40%), pessoas de 45 a 59 anos (40%) e mais pobres (39%). Já a rejeição é maior no Sul (52%), entre evangélicos (52%), eleitores de maior renda (47% a 51%) e quem tem curso superior (46%).

O Datafolha também perguntou sobre a aprovação pessoal do trabalho de Lula: 48% disseram aprovar, ante 46% em julho, enquanto o índice de reprovação caiu de 50% para 48%.

Desafios pela frente

Analistas avaliam que os próximos desdobramentos da crise com os EUA, a tentativa de anistia a Bolsonaro e a movimentação de nomes da direita, como o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), podem influenciar a curva de avaliação de Lula até as eleições de 2026.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inaugura Centro de Referência do Homem para reeducação de autores de violência doméstica

Pixinguinha e Lupicínio Rodrigues são oficializados patronos da Música Popular Brasileira

Rio de Janeiro amplia promoção internacional e ganha voo direto de Toronto a partir de dezembro

Obras na Estrada da Fazendinha em Búzios têm início autorizado

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!