Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Daniel Gautto, aluno de Cabo Frio, avança no Concurso Cultural Sicoob com tirinha sobre educação e cidadania

Estudante da Escola Márcia Francesconi Pereira, está entre os seis classificados do município para a etapa estadual
Daniel Gautto, aluno da rede municipal de Cabo Frio, avança no Concurso Cultural Sicoob com tirinha autoral / foto divulgação
Daniel Gautto, aluno da rede municipal de Cabo Frio, avança no Concurso Cultural Sicoob com tirinha autoral / foto divulgação

O estudante Daniel Gautto Viana, da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira, em Cabo Frio, foi selecionado para a etapa estadual do Concurso Cultural Sicoob 2025, com uma tira em quadrinhos (HQ) que aborda temas ligados à educação e cidadania. A conquista celebra o potencial criativo dos estudantes da rede pública da cidade.

A classificação de Daniel Gautto se soma ao desempenho de outros cinco alunos da rede municipal, que também avançaram na disputa nacional promovida pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), iniciativa voltada ao incentivo da leitura, escrita, artes visuais e criatividade entre estudantes de todo o país.

A participação de Daniel na categoria Tira em Quadrinhos deixa claro o papel da linguagem gráfica como instrumento de comunicação crítica, estimulando a reflexão sobre temas sociais por meio de composições visuais acessíveis. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o resultado demonstra a eficácia das ações pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares.

Ao todo, seis estudantes de Cabo Frio seguem para a fase estadual do concurso, nas categorias Desenho, Texto Narrativo, Poema e Tira em Quadrinhos.

Classificados – Etapa estadual (Cabo Frio)
• Desenho: Maria Cecília Barbosa — E.M. Profª Marilia Plaisant
• Texto Narrativo: Ana Carla Quaresma dos Santos — E.M. Profª Leomari Garcia Barreto
• Poema: Laura Martins da Glória — E.M. Profª Márcia Francesconi Pereira
• Poema: Sophie Vitória P. G. de Azevedo — E.M. Profª Wanda Pereira Roque
• Tira em Quadrinhos: Daniel Gautto Viana — E.M. Profª Márcia Francesconi Pereira
• Tira em Quadrinhos: Theo Abner Barcelos — E.M. Vereador Leaquim Schuindt

Na etapa local, os alunos Sophie Vitória P. G. de Azevedo, da Escola Municipal Professora Wanda Pereira Roque, e Theo Abner Barcelos, da Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt, foram premiados nas categorias Poema (7º ano) e Tira em Quadrinhos (9º ano), respectivamente.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Instituto Dominus amplia ações de apoio emocional e pedagógico a alunos do ENEM

Livro sobre Octavio Raja Gabaglia consolida legado do arquiteto e está disponível gratuitamente

PM de Búzios prende homem por tráfico na Praia de Manguinhos com auxílio de câmeras da Amanrasa

Sylvana Graça recebe a Medalha José Bento Ribeiro Dantas por sua contribuição à cultura e à imagem de Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]