Mulheres de Macaé podem se inscrever a partir desta segunda-feira (2) em cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em parceria com a Firjan/SENAI. As turmas são exclusivas para moradoras do município com mais de 18 anos e buscam ampliar o acesso ao mercado de trabalho por meio de formação técnica gratuita.
Segundo a Prefeitura, a iniciativa prioriza mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, com reserva de vagas também para casos encaminhados pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), incluindo mulheres em situação de violência doméstica. As inscrições seguem critérios de ordem de cadastro e disponibilidade das turmas.
De acordo com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Quelen Rezende, o programa tem como foco fortalecer a autonomia feminina. “Nosso objetivo é possibilitar o rompimento da dependência financeira e do ciclo da violência, oferecendo um ambiente seguro de acolhimento e transformação”, afirmou.
Os cursos serão presenciais, com 20 vagas por turma. Conforme a Lei Municipal nº 4.901/2022, 20% das vagas são reservadas para mulheres afrodescendentes, dentro do sistema de cotas adotado pelo município.
A lista das candidatas convocadas será divulgada em 12 de fevereiro, no portal oficial da Prefeitura e na sede da secretaria. A efetivação da matrícula ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro, dependendo do curso escolhido. Caso haja vagas remanescentes, candidatas do cadastro de reserva poderão ser chamadas em novas datas no fim de fevereiro e início de março.
Entre os cursos oferecidos estão Assistente de Operações em Logística, Auxiliar de Plataforma, Almoxarife de Obras e Pacote Office, com aulas no turno da noite e início entre março e abril.


