A Enel, concessionária que opera o fornecimento de energia elétrica em Armação dos Búzios, confirmou para a reportagem da Prensa que vai apresentar para a Prefeitura, na próxima terça-feira (4), o cronograma de realocação de 42 postes que ficam no trecho da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos, que passa por obras de alargamento da pista.
As imagens de um dos postes, escorado por concreto dentro de um latão, no trecho entre o Largo do Cecéu e o Trevo da Barbuda viralizaram nos últimos dias. A estrutura ficou danificada depois de ser atingida por uma das máquinas da Prefeitura, responsável pelas obras. Mesmo sustentado de forma paliativa, o poste oferece riscos para pedestres e motoristas por ser encontrar no meio da rua.
Outros postes encontram-se na mesma situação, visto que ficaram expostos com a eliminação de acostamentos com piso de paralelepípedos e o consequente aumento da largura da pista.
Segundo a Enel, uma equipe da distribuidora fez o mapeamento dos postes nesta quarta-feira (28), e já trabalha no desenvolvimento de um projeto para a execução do serviço no local.
Entretanto, a tarefa promete não ser tecnicamente das mais fáceis. Segundo a Prensa divulgou nesta terça (27), apenas o poste danificado possui ligações que influenciam em metade dos imóveis do município. A situação levou a um pedido por um cronograma de ação pelo prefeito Alexandre Martins.
Enquanto aguarda uma resposta da Enel, a Prefeitura continua às obras no local. Segundo o governo municipal, está sendo realizada a uniformização da pavimentação e também o nivelamento asfáltico das tampas da rede separativa da Prolagos.
“Estudos técnicos estão sendo realizados para implementar na segunda etapa da obra medidas para melhorar a mobilidade urbana da via com a implementação de estratégias que garantem o acesso seguro e integrado de pedestres, ciclistas, motoristas e usuários de transporte público”, diz nota enviada para reportagem.
A Prefeitura concluiu dizendo que a obra tem como objetivo cortar todos os bicos que afunilam o trânsito e aumentar em mais 50 cm a pista.
“São pequenos reajustes que fazem uma grande diferença no trânsito. As baias para o estacionamento também serão modificadas, proporcionando mais comodidade aos usuários”, alega.