Preocupado com a reeleição, o governo Bolsonaro criou Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que estabelece um teto para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. Desde segunda-feira (6), quando foi anunciado, a proposta tem sido alvo de críticas, inclusive do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevista à rádio mineira Itatiaia, nesta quarta-feira (8), Lula disse que Bolsonaro deveria ter “coragem” para pressionar a Petrobras. Em um trecho da entrevista divulgado pelo G1, ele diz:
“Vocês vão ver que toda essa briga da redução do ICMS não vai resultar na bomba nem no botijão de gás nem no diesel, aquilo que ele [Bolsonaro] está criando de expectativa. Ele faria muito mais simples se tivesse coragem de chamar a Petrobras e dizer que é preciso parar”, afirmou.
O ICMS é um tributo estadual e compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país, incluindo os combustíveis. A proposta que limita a cobrança do imposto já foi aprovada pela Câmara e aguarda análise do Senado.