Na próxima terça (6), Lúcia Xavier, coordenadora geral de Criola, receberá o Prêmio Marielle Franco, no Plenário Lúcio Costa, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ). A premiação é concedida a personalidades que tenham desenvolvido ações de promoção, valorização e defesa de direitos humanos no Estado do Rio de Janeiro ao longo de 2022. Por estar em agenda no exterior, Lúcia será representada por Mônica Sacramento, coordenadora programática de Criola.
O prêmio é mais um reconhecimento pela atuação de Lúcia Xavier na luta contra o racismo. Integrante do movimento de mulheres negras desde os anos 70, Lúcia é assistente social, além de co-fundadora e coordenadora geral de Criola, organização da sociedade civil com 30 anos de trajetória na defesa e promoção dos direitos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais.
O Prêmio Marielle Franco foi criado em dezembro de 2021, a partir de um Projeto de Lei aprovado pela ALERJ. A escolha do nome da vereadora, assassinada em março de 2018 , é devido à sua atuação no fortalecimento de pautas envolvendo direitos humanos.
A concessão do Prêmio Marielle Franco à Lúcia Xavier é uma iniciativa da Deputada Estadual Renata Souza.