A Secretaria de Educação, Ciências e Tecnologia de Búzios anunciou na noite de quinta-feira (2) que a Creche Escola Municipal Nobelina Alves de Almeida, na Ferradura, irá finalmente abrir as portas para atender os alunos da creche II à pré-escola na próxima segunda-feira (6). Esses estudantes haviam sido matriculados em outras unidades, longe de suas residências, o que dificultava a vida dos pais. A conquista veio depois de muitos encontros dos responsáveis com o poder público, protestos e reivindicações nas redes sociais. Mas o que é alegria para uns, ainda é motivo de incerteza para outros, pois alguns pais temem que os filhos fiquem de fora desse chamamento.
Nos últimos dias, a equipe da pasta entrou em contato com os pais avisando da mudança de unidade a partir da próxima segunda, mas alguns deles estão apreensivos, porque ainda não foram comunicados.
“Tem alunos na fila de espera, e esses não vão conseguir entrar aqui na creche, porque os estudantes da José Bento vão vim pra cá. Eu tô esperando hoje pra ver se liga”, disse uma das mães, que preferiu não se identificar, destacando que ainda tem esperança, porque ligaram para a prima dela ontem.
“Tenham certeza, se a gente não tivesse reclamado, hoje a escola inteira da José Bento estaria na creche e nossos filhos ainda esperando por ela. Estou contente, mas ainda triste pelas crianças que vão ficar de fora”, disse uma mãe em um grupo de WhatsApp, que preferiu o anonimato.
Uma outra mãe, que não não se identificou, disse que entrou em contato com a direção da escola hoje (sexta) pela manhã e a informação recebida foi que é preciso ir até a secretaria da escola para preencher uma ficha de matrícula. “Eu não recebi nenhum informação sobre isso, mas quem não puder ir hoje, pode ir na segunda”, explicou ela destacando que a Secretaria ainda está organizando a escola para atender os alunos na próxima semana e que vai trabalhar durante todo o fim de semana.
Em nota, a Secretaria de Educação disse que a informação de lista de espera não procede e que todos os alunos matriculados para a Nobelina serão atendidos. A creche tem cinco salas de aula e todas serão ocupadas.
Depois do anúncio nas redes sociais da Secretaria, muitos comemoraram a conquista. Veja o que disseram:
“Que bom, agora falta voltar com a de José Gonçalves”.
“Que bom! Estávamos todos ansiosos com a inauguração da nova creche. Já está tudo organizado?”.
“Que bom! Meus parabéns para todas as mães que se mobilizaram para apressar a reforma da Nicomedes e assim ter a abertura da creche!”.
Creche vai receber alunos da Escola José Bento
A Creche Nobelina foi oficializada pelo município por meio de decreto no mês passado. As dependências da escola estavam sendo usadas pelos estudantes da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, enquanto o prédio sede esteve em obras. A escola também será uma das unidades que vai abrigar os alunos da Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas, que está no cronograma da Secretaria de Educação para entrar em obras. Durante a reforma, que ainda não tem data exata para começar, as turmas serão realocadas também para a Nicomedes Theotônio Vieira.
Segundo a pasta, a Escola José Bento possui 20 turmas do pré-escolar ao 5º ano que totalizam 358 alunos. As crianças que irão estudar na Creche Nobelina ocuparão normalmente os espaços já previstos com cinco salas. As outras oito salas vão atender os alunos da José Bento, com turmas de Educação Infantil e o Ciclo de Alfabetização. Já a Escola Nicomedes receberá turmas de 4º e 5º anos.
A previsão inicial dada pela secretária de Educação, Carla Natália Miranda, durante a prestação de contas na Câmara Municipal, e confirmada pela Prensa no dia 31 de maio, para inauguração da Creche Nobelina seria 1º de junho, o que não aconteceu devido a organização estrutural da unidade.